Autárquicas/Crato: CDU acusa candidato socialista de enviar cheques e anúncios de créditos bancários aos eleitores
Crato, Portalegre – A CDU/Crato apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições contra o presidente da câmara e candidato socialista, por “enviar cartas aos eleitores com cheques ou o anúncio de créditos bancários” para que votem na sua candidatura.
A acusação da candidatura da CDU foi ontem refutada pelo candidato socialista, José Correia da Luz, que garantiu à agência Lusa não ter enviado “nada a ninguém”.
“Eu não enviei nada a ninguém. É completamente falso que eu esteja a enviar alguma carta a eleitores com anúncios de créditos bancários ou cheques”, disse.
O candidato da coligação liderada pelos comunistas, João Teresa Ribeiro, explicou à Lusa que o partido “detectou a situação” porque “houve pessoas” que entregaram as cartas a militantes da CDU.
Segundo João Teresa Ribeiro, a CDU já denunciou a situação junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE), considerando que o caso “não é ético”.
O candidato da CDU indicou que os valores que, alegadamente, estão mencionados nas cartas “variam”, garantindo que “as missivas estão a chegar a todas as freguesias” daquele concelho alentejano.
“Esta situação representa o aliciar de votos, condicionar a liberdade de cada um escolher quem entender melhor para a defesa do seu concelho”, observou.
Correia da Luz mostra-se, por sua vez, “surpreendido” com a situação e questiona “a que título o faria, ou eu ou alguém da câmara”.
“É absoluta e rotundamente falsa essa questão”, assegurou o autarca e candidato do PS.
O actual executivo camarário do Crato é composto por três eleitos do PS e dois da CDU.
HYT.
Lusa/Fim