Autárquicas/Estremoz: Afluência de público obriga rádio a mudar local de debate entre candidatos
Estremoz, Évora, 07 Out (Lusa) – As autárquicas estão ao rubro em Estremoz e bastaram dez minutos para a lotação do teatro da cidade esgotar para o debate de hoje promovido pela rádio local, que teve de mudar para o parque de feiras.
A disputa pela presidência da Câmara Municipal promete ser “renhida”, e segundo uma funcionária do município, a afluência de público para obter a senha de ingresso para assistir ao debate foi grande e provocou uma “imensa fila”.
Um dos pontos altos da campanha das autárquicas no concelho de Estremoz é o debate em directo, promovido pela Rádio Despertar, entre os seis candidatos à presidência do município local, que decorre hoje, às 22:00, num pavilhão do parque de feiras da cidade, aberto ao público.
Concorrem à presidência do município de Estremoz, o actual presidente, José Alberto Fateixa (PS), Jorge Pinto (CDU), Luís Mourinha (Movimento Independente por Estremoz-MIETZ), António José Ramalho (PSD), Luís Mariano (Bloco de Esquerda) e Luís Assis (CDS-PP).
O debate estava marcado para o Teatro Bernardim Ribeiro, mas uma funcionária do município disse hoje à agência Lusa que, na terça-feira, bastaram dez minutos, a partir das 17:00, para serem entregues as senhas de acesso ao público, duas a cada pessoa, ficando a sala esgotada.
De acordo com a mesma funcionária, a sala de espectáculos tem uma lotação para 316 espectadores, tinham sido entregues às seis candidaturas 20 senhas de entrada a cada e as restantes foram distribuídas pelos interessados que esperaram algum tempo, em fila.
Segundo fonte da Rádio Despertar, foi decidido mudar a realização do debate para um pavilhão do parque de feiras de Estremoz, que pode receber mais público, não sendo necessária senha de ingresso.
A estação tem vindo a efectuar nos seus estúdios vários debates com os candidatos ao município e em eleições autárquicas anteriores também efectuou debates abertos ao público, no Teatro Bernardim Ribeiro.
Numa campanha eleitoral que tem sido animada, com as candidaturas a privilegiar o contacto directo com a população, PS, MIETZ e CDU promoveram jantares de campanha que reuniram centenas de apoiantes, tendo a CDU contado com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
O município de Estremoz foi sempre presidido pela CDU (ou outras coligações que integraram o PCP) e pelo PS.
Nas autárquicas de 2005, o PS alcançou 34,11 por cento dos votos, com a CDU logo atrás (33,24 por cento) e, a uma distância maior, o PSD (19,54 por cento), tendo os restantes votos sido repartidos entre independentes, “populares” e “bloquistas”.
O executivo municipal é constituído por três eleitos do PS, três da CDU e um do PSD.
TCA.
Lusa/Fim