Autárquicas/Portalegre: PSD venceu sete câmaras e passou a ser força maioritária
Portalegre, – O PSD passou a ser força maioritária no distrito de Portalegre, liderando sete dos 15 municípios, depois de ter conquistado Arronches ao PS e apesar de perder a maioria absoluta na capital de distrito.
A CDU mantém três municípios no distrito de Portalegre, conquistando ao PS a autarquia do Crato, mas perdendo para os socialistas o município de Monforte.
O PS mantém ainda os municípios de Elvas, Ponte de Sor, Gavião e Campo Maior.
Em Portalegre, capital de distrito, o actual presidente, Mata Cáceres, candidato independente do PSD, perdeu a maioria absoluta e a CDU voltou a conquistar um vereador.
O PSD passa a deter no município de Portalegre três mandatos, tantos quantos o PS. A CDU tem um.
Uma das surpresas da noite ocorreu no concelho do Crato, autarquia que era liderada pelo socialista José Correia da Luz e que passou agora para a CDU com a eleição de João Teresa Ribeiro, antigo presidente do município de Vendas Novas (Portalegre).
Em Alter do Chão, Sousel, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide, o PSD voltou a vencer e reforçou a sua votação.
Em Marvão as eleições prometiam ser uma das mais animadas de sempre.
Com pouco mais de 3300 eleitores, apresentavam-se a sufrágio seis candidaturas, mas o eleitorado reforçou a votação no PSD que venceu com maioria absoluta.
Os grupos de cidadãos independentes que concorreram nestas eleições autárquicas obtiveram dois mandatos em Campo Maior, um em Alter do Chão e outro em Marvão.
HYT.
Lusa/Fim