Autárquicas/Portel: PSD desiste da candidatura à Câmara por não conseguir reunir equipa
Portel, Évora – A Comissão Política Distrital do PSD de Évora decidiu desistir da candidatura à Câmara de Portel, para a qual já tinha anunciado o engenheiro agrícola Joaquim Alfacinha como cabeça-de-lista, disse hoje à agência Lusa fonte partidária.
“A estrutura distrital do PSD entendeu não avançar porque não conseguiu reunir pessoas, militantes ou simpatizantes, residentes no concelho, em número e com o perfil adequado, para representar o partido”, explicou o presidente da Distrital de Évora do PSD, António Dieb.
O líder social-democrata de Évora afirmou que a falta de cidadãos para integrar as listas do PSD em Portel “é um assunto que se arrasta há muito tempo” e acrescentou que, “em eleições anteriores, o partido tinha de recorrer a cidadãos não residentes” naquele concelho.
“Por uma questão de política de verdade, entendemos não avançar, mas, será um assunto que irá merecer a nossa atenção num futuro próximo”, disse.
A Câmara de Portel, de maioria socialista, torna-se no único concelho do distrito de Évora onde o PSD não apresenta candidatura nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.
O actual presidente do município, o socialista Norberto Patinho, recandidata-se ao cargo para tentar um quarto e último mandato.
O presidente da Junta de Freguesia de Monte Trigo, Manuel Luís Fonseca, é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Portel, sendo que o encarregado fabril Rui Saias vai encabeçar a lista do CDS-PP.
O executivo da Câmara de Portel é composto por três eleitos pelo PS e dois pela CDU.
No distrito de Évora, com 14 concelhos, o PS lidera sete autarquias (Évora, Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Estremoz, Mourão e Borba).
Já a CDU tem seis (Arraiolos, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Mora, Viana do Alentejo e Vila Viçosa), sendo que o município de Redondo é liderado por independentes.
O PSD não lidera qualquer Câmara Municipal no distrito de Évora.
SYM.
Lusa/Fim