Aves são “vedetas” durante este fim-de-semana
Os observadores de aves vão ter hoje e domingo um fim-de-semana dedicado à actividade, através de saídas em vários locais do continente e regiões autónomas, promovidas pela organização ambientalista Quercus, no âmbito do Festival Mundial de Aves. Em Portugal, a dinamização do Festival está a cargo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), à qual se juntaram 17 entidades nacionais |
– entre elas a Quercus – que estão a promover mais de 20 iniciativas de observação de aves em vários pontos do país.
“Esta mega iniciativa pretende mostrar a diversidade de espécies de aves, ensinar a identificá-las e sensibilizar para a sua importância como bio-indicadores da qualidade do ambiente em geral, e das cidades em particular”, explica a SPEA.
Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, Portas de Ródão, em Castelo Branco, e Albufeira do Caia, em Portalegre, são algumas das saídas desenvolvidas para o primeiro dia de comemoração.
No segundo dia, as saídas para o campo ocorrerão em Braga, nomeadamente para observação das espécies no Mosteiro de Tibães, e no Alentejo, para a Lagoa dos Patos e do Peneireiro (Alvito).
Cada saída vai ser guiada por um colaborador com experiência em observação de aves, que vai auxiliar todos aqueles que se desloquem ao local para participar na actividade.
A iniciativa está aberta a todos os interessados como uma oportunidade para aprender sobre o fenómeno da migração das aves, a existência de locais adequados para a nidificação, de locais de paragem durante o percurso e de locais de invernada, essenciais para assegurar a sua sobrevivência.
O Festival Mundial de Aves é promovido pela associação BirdLife International que tem como objectivo alertar para a necessidade da conservação das aves e dos seus habitats.
SZS.
Lusa/Tudoben