Aviação: ANA avalia 13 projectos “relevantes” de empresas que querem instalar-se no aeroporto de B

Views: 732

beja_notBeja- A ANA – Aeroportos de Portugal está a avaliar 13 projectos “relevantes” de empresas interessadas em instalar-se no aeroporto de Beja, nomeadamente três na área de manutenção de aeronaves, disse hoje à Lusa fonte ligada ao projecto.

“Sem contar com o negócio do transporte aéreo de passageiros e de carga aérea e da actividade de retalho, a ANA recebeu e está a avaliar 13 pedidos relevantes de instalação de empresas”, disse Manuel Barroso, da equipa do projecto de integração do aeroporto de Beja na rede aeroportuária nacional da ANA.

Dos 13 pedidos, frisou, há cinco projectos “bastante relevantes”, três na área de manutenção de aeronaves, um na aérea da logística e outro na área da hotelaria, devido “aos volumes de investimento previstos”.

Entre os restantes oito pedidos, contam-se quatro de empresas do ramo de aluguer de automóveis (rent-a-car), três da aérea da restauração e um outro na área da hotelaria, disse o também administrador da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), escusou-se a revelar os nomes das empresas.

“Independentemente das manifestações de interesse e dos pedidos feitos”, frisou, a ANA, que “obedece a legislação específica”, “vai divulgar o projecto de aeroporto de Beja e fazer convites a todas as empresas a operar em Portugal nas áreas a que o aeroporto se destina, para que nenhuma se queixe de ter sido excluída”.

Além dos 13 pedidos, a ANA está também a avaliar “vários pedidos de pequenas empresas da actividade de retalho”, como lojas de produtos típicos, cafés e tabacarias, que “foram entregues na EDAB ao longo dos últimos anos”, disse Manuel Barroso, referindo que “o hangar do aeroporto de Beja não tem capacidade nem dimensão de mercado para suportar todos os pedidos”.

Manuel Barroso disse ainda que a ANA “está a desenvolver contactos com vários operadores turísticos e empresas de transporte aéreo de passageiros e de carga aérea que operam em Portugal”.

As obras de construção do aeroporto de Beja, que vai ficar a cinco minutos da cidade e resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11, “estão praticamente concluídas, só faltam alguns pormenores”, disse Manuel Barroso, referindo que “em breve” será assinado o auto de recepção provisória da obra, o que irá marcar “o fim oficial” da empreitada.

No passado mês de Dezembro, Jorge Arruda, líder do projecto de integração do aeroporto de Beja na rede da ANA, disse que o processo de certificação do aeroporto deverá durar “cerca de nove meses”, mas não se sabe quando poderá começar a operar.

LL.

Lusa/Tudoben

Comments: 0