Azeite: Empresa do Alentejo pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique
Estremoz, Évora – A empresa produtora de azeite SICA, de Estremoz, pretende iniciar negócios em 2010 nos mercados de Angola e Moçambique, apesar de já exportar actualmente quase toda a produção para vários países.
Rui Nobre dos Santos, sócio-gerente da Sociedade Industrial e Comercial de Azeites (SICA), disse à agência Lusa que praticamente toda a produção (cerca de 99 por cento) é canalizada para a exportação, sobretudo para os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Austrália e vários países da União Europeia.
De acordo com o responsável, a produção da empresa deve atingir este ano cerca de 1,2 milhões de litros de azeite.
Este ano, segundo o empresário, a SICA conseguiu aumentar as exportações para os mercados do Brasil e Estados Unidos.
Rui Nobre dos Santos explicou que “a empresa pretende começar a exportar para Angola e Moçambique, em 2010”, um objectivo que está traçado desde 2007, “mas que ainda não foi possível concretizar”, e aumentar as exportações para o Brasil.
“Angola e Moçambique, constituem mercados com tendência para aumento no consumo de azeite”, afirmou.
Em relação à produção de 2009, o empresário garantiu que os indicadores apontam para um ano de azeite de “muito boa qualidade”.
A quantidade de azeite exportado pela empresa aumentou 10 por cento este ano, em relação a 2008.
A SICA, que se dedica sobretudo à produção e comercialização de azeite, produz azeite das marcas “Triunfo”, Saloio” e “Santa Maria”, a maioria azeite virgem extra.
Espanha, o primeiro produtor mundial de azeite, é o grande concorrente de Portugal neste sector.
TCA.
Lusa/Fim