Balanço do 2º Festival Portalegre Core
Mais de 300 pessoas marcaram presença na 2ª edição do Festival Portalegre Core que decorreu dias 3 e 4 de Julho na Serra de São Mamede em Portalegre.
De acordo com Hugo Correia, Presidente da Associação Portalegre Core, “o balanço é positivo”, e revela que “não superou as expectativas mas cumprimos os nossos objectivos que eram dar ânimo à cidade de Portalegre, e tratar toda a gente bem, quer o público, quer os artistas que cá estiveram”.
Depois de em 2014 a primeira edição ter decorrido no antigo parque de estacionamento da Fábrica Robinson, em 2015 foi o Campo Escutista TrilhosMoiros (antigo Parque de Campismo de Portalegre) que recebeu o 2º Festival organizado pela Associação Portalegre Core. Para Hugo Correia “a mudança de espaço foi muito bem conseguida”, e agora “há que dar continuidade a este trabalho que temos vindo a desenvolver”.
Por parte do público, e segundo a organização, o feedback é positivo. “Todos dizem ter sido melhor do que no ano passado já que o cartaz estava mais composto e com mais qualidade a nível musical. É isso que pretendemos, fazer a cada ano que passa um bocadinho melhor”, garante Hugo Correia.
A 2ª edição do Festival teve uma componente solidária. Para os festivaleiros que acamparam durante os dias do festival, o campismo era gratuito, mediante donativo de roupa ou comida para ajudar a Loja Social da Câmara Municipal de Portalegre.
Foram recolhidos com esta acção dois sacos de roupa e bens alimentares não perecíveis.
O Presidente da Associação Hugo Correia assumiu também que será preparada uma 3ª edição do Festival já no próximo ano.
A Portalegre Core é uma Associação Cultural Sem Fins Lucrativos criada em Portalegre no final de 2013 e que tem como objectivo “enaltecer e promover as pessoas de Portalegre que estão ligadas à música bem como a qualquer iniciativa cultural”.
Os seus estatutos definem como objectivos a promoção, apoio, e/ou divulgação de eventos culturais de amplitude regional, nacional ou internacional (de acordo com o interesse dos seus associados), interagir e relacionar-se com outras entidades congéneres, e ainda promover, divulgar e agenciar todos os projectos e/ou pessoas que estejam interessadas em trabalhar em conjunto com a Associação.