Balonismo: Pilotos presentes em festival elegem Portugal como o “melhor destino da Europa”

Views: 1184

Os pilotos internacionais presentes no 12º Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que decorre em Alter do Chão e Fronteira até sábado, escolhem Portugal como “melhor destino da Europa”, para a prática deste desporto.

Para o belga Christophe Saeys, comandante do “Granimex”, esta é a 10/a ou 12/a vez que vem a Portugal para andar de balão, um sinal que elege o nosso país como “o melhor destino da Europa, particularmente o Alentejo”, para voar.

Os pilotos realizaram dois voos segunda-feira, o primeiro ao romper do dia de Cabeço de Vide para Alter do Chão, e depois de almoço de Fronteira para Cabeço de Vide, com cerca de 100 pessoas a voarem pela primeira vez em balão, como acompanhantes.

Cerca de 50 balões “agitaram os céus do Alentejo”, deixando as populações, os animais e os turistas de “olhos no céu”, comentou Sandro Camarate da Publibalão, um dos “apaixonados pelo voo livre”.

Já o piloto francês, Michel Gouinguene, antigo director de uma companhia internacional e agora reformado, explica que “a liberdade é total quando se voa de balão: o local da partida é conhecido mas a chegada só o vento sabe”.

O balonista considera a “paisagem alentejana como preciosa”, e não entende como é possível que “os portugueses não aproveitem mais as condições do País, ideais para a prática deste desporto amigo da natureza”.

O Festival dos Balões começa todos os dias pelas 05:30 da madrugada, com as equipas a prepararem-se para o “brifing da manhã”, em várias línguas, ocasião em que o piloto e director de prova Aníbal Soares comunica as condições meteorológicas e os planos de voo.

As equipas são compostas na sua maioria por pilotos estrangeiros, estando os belgas, holandeses, franceses e espanhóis em maior número, mas “todos unidos pela pancada de voar”, afirmou o organizador Sandro Camarate.

Entre os balonistas encontram-se administradores e directores de multinacionais, empresários, militares, funcionários públicos, pilotos de aviões e muitos “apaixonados pelo voo”, que logo cedo despidos das fardas de trabalho carregam as bilhas com gás para dentro dos cestos, com a pressa de voar.

O 12º Festival Internacional de Balões de Ar Quente e a primeira Taça Ibérica de Balonismo decorrem esta semana com cerca de 50 pilotos e respectivas tripulações, na maioria estrangeiros, a voar pelos céus do Alto Alentejo.

A primeira Taça Ibérica, em que participam 16 pilotos e tripulações, do total de 50 balões do festival, começa na quarta-feira e termina no sábado com a distribuição de prémios em Portalegre.

A Taça Ibérica será realizada pela primeira vez e em Portugal, com saída de Alter do Chão, e de acordo com as normas da Federação Aeronáutica Internacional em colaboração com a Federação Espanhola de Balonismo, disse ainda o organizador

Lusa/Tudoben

Comments: 0