Banca: BCP quer ser o quinto maior da Polónia após 10 anos no mercado
A Polónia é o mercado internacional com maior valor estratégico para o BCP e o recente aumento de capital do Millennium Bank visa preparar a expansão da actividade nos próximos anos, para se tornar o quinto maior banco do país.
“Queremos ser a quinta maior instituição financeira no mercado polaco”, disse à agência Lusa o administrador do Millennium BCP, Luís Pereira Coutinho, em entrevista na capital polaca, realçando que, no mercado bancário de retalho, a entidade detém atualmente a sétima posição em termos de quota de mercado.
A operação de aumento de capital em 240 milhões de euros do Bank Millennium, cujo maior acionista é o BCP, com uma participação próxima dos 66 por cento, terminou na última quinta feira, com a procura a ultrapassar a oferta de novas ações.
Pereira Coutinho salientou à Lusa que o principal objetivo desta operação é preparar a expansão da actividade na Polónia nos próximos anos, aproveitando a boleia do potencial de crescimento da economia polaca.
O aumento de capital de 1,05 mil milhões de zlotys (240 milhões de euros), permitirá que o banco fique com um rácio de solvabilidade próximo dos 15 por cento e um Core Tier I (capital próprio) na ordem dos 12 por cento.
“O Banco vai estar muito capitalizado e a operação de aumento de capital é muito importante, já que suportará o crescimento do negócio”, realçou o administrador do BCP, frisando que o objetivo principal é ganhar quota de mercado no segmento empresarial, passando dos atuais três por cento para cinco por cento.
Negócios à parte, a festa do 21.º aniversário do Millennium polaco decorreu na semana passada e foi abrilhantada pela atuação da fadista Ana Moura, que conquistou o público polaco.
O BCP entrou na Polónia há 10 anos, adquirindo uma posição de 40 por cento no Millennium, depois de uma guerra pelo controlo do Banco na qual derrotou os alemães do Deutsche Bank.
Em 2002 reforçou a sua participação para os 50 por cento e há quatro anos solidificou o controlo acionista, passando a deter quase 66 por cento da instituição polaca.
O Bank Millennium possui a quarta maior rede de agências na Polónia, com 472 balcões, sendo o quinto maior banco em termos de crédito concedido e o sexto maior em ativos totais, contando com mais de um milhão de clientes no retalho.
DN.
*** Texto escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben