Basquetebol: Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | Fase Final-Meia final
Comunicado: Secção de Basquetebol d’”O Elvas” CAD
Salesianos – 57
“O Elvas” CAD – 59
Fantástico último período dá acesso à final
Como era de prever foi um jogo equilibrado, entre duas equipas muito similares, mas com distintas fases na partida. Tanto Salesianos como “O Elvas” entraram na partida com bastantes nervos. Falharam muitos lançamentos e parecia que ninguém conseguia controlar o jogo. Aos poucos os pontos começaram a cair mas o primeiro período acabou por ser o menos conseguido das duas equipas. Parcial de 12-10 para o Salesianos, com os de Évora a subirem o nível no segundo período. Maior intensidade e mais acertados no ataque, fruto de uma melhor leitura do posicionamento defensivo dos adversários, conquistaram uma vantagem que obrigou “O Elvas” a reagir. Parcial de 20-15 que marcava ao intervalo uma vantagem de sete pontos para o Salesianos.
No terceiro período continuaram os eborenses a mandar no jogo, fruto de uma boa defesa e de um ataque acertado. “O Elvas” tentava mas errava demasiado no lançamento e perdeu várias bolas, permitindo que o Salesianos dilatasse a vantagem. Parcial de 19-12 que aumentava a diferença no marcador para 14 pontos. Parecia que seria impossível “O Elvas” anular esta desvantagem no último período, já que até aqui o Salesianos tinha sido melhor. Mas o que parecia impossível deixou de o ser. Grande defesa zona 2-3 dos de Elvas, que obrigou os eborenses a lançarem muito de 3 pontos, mas sem acerto. Aos poucos “O Elvas” ia reduzindo a diferença no marcador e acreditava que podia vencer o jogo, enquanto ao Salesianos os nervos começavam a sentir-se. Chegou-se ao empate e a poucos segundo do fim dois lances livres de Bernardo Antunes selaram uma vitória que até ao fim do terceiro período parecia impossível. Parcial de 6-22 para uma vitória épica d’”O Elvas” por 57-59 que conduzia os azuis e ouro à tão desejada final do Campeonato Regional.
domingo, 08/01/2017
Campeonato Regional de Sub-18 Masculinos | Fase Final – Final
“O Elvas” CAD – 71
Atlético SC/BVRM – 82
Vitória do Atlético numa final muito bem disputada
À partida a maioria das pessoas ligadas ao basquetebol poderia pensar que a final seria apenas de uma cor, mas quem assistiu à partida pode ver que o jogo do título foi muito bem disputado, com “O Elvas” a discutir o resultado até ao fim. O Atlético era o grande favorito, já que terminou a fase regular na primeira posição com apenas uma derrota, e jogava em casa. “O Elvas” foi terceiro na fase regular, tendo sempre dificuldades cada vez que defrontou o Atlético. Tudo isto foi esquecido durante a final e ainda bem, o basquetebol agradeceu.
No primeiro período o equilíbrio foi a nota dominante, onde as defesas foram mais fortes que os ataques. Jogava-se uma final e os braços começaram encolhidos, daí o parcial de 13-17 ter sido o mais baixo do jogo. No segundo período o Atlético carregou no acelerador, muito pela mão de Xavier Gaspar, que acabou por ser o melhor marcador da final. Ao intervalo 32-44 para os de Reguengos de Monsaraz, mas para nada estava decidido quem iria ser o campeão regional. “O Elvas” teve uma reacção fantástica no terceiro período, com a táctica da meia final, a defesa zona 2-3. A defender assim o Atlético sentiu muitas dificuldades em lançar ao cesto de forma cómoda, dando a oportunidade a’”O Elvas” de reduzir a desvantagem. Pode-se dizer que o primeiro cesto dos de Reguengos apareceu já tinham passado 5 minutos do terceiro período. A igualdade era tal que os de Elvas estiveram a um lance livre de empatar a partida a 50. O Atlético reagiu e conquistou um parcial de 0-7, mantendo os azuis e ouro a alguma distância. Parcial de 25-19 para “O Elvas” que colocava o marcador num apertado 57-63. Foi assim até ao fim, o Atlético a distanciar-se e “O Elvas” a equilibrar, daí a incerteza de quem seria o campeão. Mas apareceu novamente o Xavier Gaspar, que acabou a partida com 28 pontos, e conseguiu ser o factor de decisão da final. O lançamento de três pontos e o ressalto ofensivo foram as armas que conduziram na parte final o Atlético à vitória. N’”O Elvas” foi Bernardo Antunes quem mais contribuiu no ataque com 26 pontos, mas a jogada que poderá ter marcado em definitivo o jogo foi uma falta em ataque num bloqueio assinalada a um jogador azul e ouro. Nervos à flor da pele, estavam a disputar a final, e pelos protestos os árbitros decidiram que o jogador fosse tomar banho mais cedo. Deveria ter havido uma atitude mais pedagógica e entender-se que jogo se estava a disputar, mas entende-se a decisão. O certo é que a equipa d’”O Elvas” não conseguiu voltar a equilibrar a final e o Atlético embalou para o título. Parcial de 14-19 para fechar a partida com um digno 71-82.
Os azuis e ouro foram brilhantes nesta fase final. O principal objectivo era chegar à final, e depois ser competitivos. Conseguiram ambos e por isso estão de parabéns, assim como o Atlético, que foi um justo campeão regional e que desejamos toda a sorte para a Final Four de acesso ao Campeonato Nacional.
domingo, 08/01/2017
Campeonato Regional de Sub-14 Masculinos | 14ª jornada
Salesianos – 90
“O Elvas” CAD – 18
Derrota por números expressivos para fechar o Regional
A jovem equipa d’”O Elvas” foi derrotada em Évora por um resultado expressivo, fruto de haver um adversário muito mais forte. O Salesianos é uma equipa com jogadores já com anos de prática na modalidade, fisicamente mais fortes, e isso no escalão de Sub-14 é decisivo. Foi um jogo sem história, tal a diferença entre as duas equipas.
Logo desde o salto inicial se viu quem ia mandar no jogo, mas mesmo assim o primeiro período foi onde menos diferenças se viram. Parcial de 20-7, mas no segundo o Salesianos foi muito forte. Parcial de 28-0 que sentenciava a partida. A segunda parte foi mais do mesmo, ou seja a clara superioridade dos da casa. Parciais de 21-5 e de 21-6 nos terceiro e quarto períodos para uma vitória fácil do Salesianos, no encontro que encerra a fase regular do Campeonato Regional de Sub-14.