Basquetebol: Taça Hugo Santos – FC Porto é o primeiro finalista, após derrotar o Benfica nas “meias”

Views: 1001

basqueteO FC Porto apurou-se hoje para a final da Taça Hugo Santos de basquetebol masculino, ao derrotar o Benfica, por 78-72, na primeira meia final da competição, a decorrer em Lagoa, Algarve.

No pavilhão Jacinto Correia, os dragões infligiram a primeira derrota da época em jogos oficiais aos “encarnados”, numa partida em que dominaram do principio ao fim, e onde chegaram a dispor de uma vantagem de 12 pontos, em vários períodos do jogo.

O FC Porto, melhor taticamente, abriu e manteve sempre a liderança no marcador, com o Benfica apenas por uma vez, a conseguir uma igualdade a 25, ainda no decorrer do primeiro período do jogo.

O maior acerto tático e a tarde inspirada de Carlos Andrade (28 pontos e sete ressaltos) e Nuno Marçal, nas assistências, foram os trunfos para a vitória dos portistas, que chegaram ao intervalo com uma vantagem de nove pontos (45-36).

O Benfica, que somou por vitórias todos os jogos oficiais disputados até chegar a esta prova, nunca mostrou argumentos que ameaçassem a vitória do FC Porto, tendo denotado alguma resignação durante o terceiro período, quando os nortenhos dispuseram da maior vantagem do jogo: 12 pontos (52-40).

Só no último período, é que os “encarnados” voltaram a acordar para a partida, mas acabou por ser “traído” pela ansiedade dos seus jogadores, nomeadamente Elvis Évora e Ben Reed, com várias tentativas falhadas de três pontos.

Os “falhanços” dos benfiquistas foram aproveitados pelo FC Porto, cujos jogadores mais rápidos nos ressaltos, para manterem e gerirem a vantagem garantindo a vitória e a passagem à final da competição.

O FC Porto venceu, sexta feira, o Vitória de Guimarães (71-69), no jogo de abertura dos quartos de final, enquanto o Benfica derrotou folgadamente o Vagos, por 86-68.

Os “portistas” vão ter que esperar pelo resultado da outra meia final, entre Ovarense e Académica, para saberem o seu adversário da final.

A final da competição, a decorrer em Lagoa, no Algarve, está marcada para domingo, às 15:35.

Sob a arbitragem de Luís Lopes, Sérgio Silva e José Abreu, as equipas alinharam e marcaram:

– FC Porto (78): André Bessa (4), Greg Stempin (12), Nuno Marçal (6), David Gomes e Carlos Andrade (28). Jogaram ainda: João Figueiredo (7), Rui Mota (9), Julian Terrel (12) e José Almeida.

– Benfica (72): Sérgio Ramos (6), João Santos (16), Diogo Carreira, Ben Reed (9) e Will Frisby (8). Jogaram ainda: António Tavares (5), Elvis Évora (10) e Heshimu Evans (18).

Marcha do marcador: 18-15 (primeiro período), 45-36 (intervalo), 60-53 (terceiro período) e 78-72 (resultado final).

JPC.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Lusa/Tudoben

Comments: 0