Beja: Exposição nacional de modelismo mostra miniaturas de aviões, veículos e embarcações

Views: 6552

Perto de mil modelos de aviões, veículos militares e civis, embarcações, figuras e objectos ligados à ficção científica vão estar expostos este fim-de-semana no Beja Model Show, exposição de modelismo que decorre em Beja.

    O evento decorre, sábado e domingo, na Escola Básica 2,3 Mário Beirão, sendo organizado pelo Clube de Modelismo daquele estabelecimento de ensino e pela Associação de Modelistas do Baixo Alentejo (AMBA), que estão a comemorar o seu décimo aniversário.

    Em declarações à agência Lusa, o presidente da AMBA, João Calado, adiantou hoje que “perto de mil modelos” deverão estar em exposição e a concurso, distribuídos por várias categorias e escalas.

    “Já inscritos temos mais de 400 modelos, mas esperamos reunir perto de mil até sábado porque, normalmente, chegam à última hora”, disse, referindo, contudo, não ser possível calcular o número de adeptos do modelismo estático que vão estar em Beja.

    “Temos modelistas que trazem dois modelos à exposição e temos outros que trazem mais, como um que vai trazer 80 automóveis”, exemplificou.

    O que é certo é que, segundo João Calado, durante este fim-de-semana, associações de modelismo de todo o país têm Beja no seu roteiro, tendo até sido preparado um programa cultural alternativo para entreter familiares dos modelistas.

    “Quem gosta de modelismo entra numa exposição e está lá o dia inteiro, sendo a família sacrificada, por arrasto. Por isso, quem não quiser estar aqui fechado pode passear por Beja e visitar o museu, o castelo ou uma fábrica artesanal de chocolate, entre outras atracções”, indicou.

    Além da exposição, o programa do certame integra workshops, com a demonstração de técnicas de construção e pintura de modelos, um torneio de um jogo de estratégia e o encontro de participantes em fóruns de modelismo existentes na Internet.

    “O objectivo é que as pessoas se conheçam pessoalmente. Normalmente, conhecem-se na Internet, mas não cara a cara”, realçou João Calado.

    No recinto do Beja Model Show, os visitantes vão também poder “aventurar-se” numa parede de escalada do Exército e apreciar, desta feita em tamanho real, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), viaturas do Regimento de Infantaria nº3 de Beja e um antigo veículo dos bombeiros.

    O livro do jornalista Carlos Guerreiro, “Aterrem em Portugal”, sobre a passagem de aviões em território nacional entre 1939 e 1945, o período em que durou a II Guerra Mundial, vai também ser apresentado.

    Quanto ao concurso de modelos, a organização vai atribuir prémios aos três primeiros classificados das categorias e sub-categorias.

    Aviões, veículos militares, figuras, veículos civis, embarcações, dioramas, ficção e mundo do modelismo e juniores são os temas a concurso, cada um deles dividido por vários critérios, nomeadamente as escalas dos modelos, conversões (a partir do kit de um modelo fazer outro totalmente diferente) ou “scratchbuilt” (próprio modelista constrói as peças).

    “Temos um programa que vai cativar as pessoas a virem à exposição, mas que também vai levar as pessoas vindas de fora a visitar a cidade”, afiançou o presidente da AMBA, associação que reúne mais de 20 pessoas, embora “apenas 10 estejam no activo”.

   

    RRL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0