Beja/Aviação: Aeroporto de Beja deverá começar a operar voos charter a partir de março de 2011

Views: 1012

aviaoBeja – A operação de voos charters no aeroporto de Beja deverá começar a partir de março de 2011 e a instalação de indústrias aeronáuticas avançará quando a ANA puder assinar contratos, admitiu hoje à Lusa fonte da empresa.

“Estamos a fazer mesmo um grande esforço para que seja possível viabilizar uma operação” de voos charters no verão de 2011 da Associação Internacional de Transporte Aéreo, que “vai de março a outubro”, disse o diretor de estratégia e marketing aeroportuário da ANA – Aeroportos de Portugal, Leonel Horta Ribeiro.

O responsável falava à Agência Lusa à margem de um painel sobre o desenvolvimento turístico do aeroporto de Beja, no âmbito do 1.º Congresso de Turismo do Alentejo, que arrancou hoje e decorre até sábado, em Beja.

Trata-se de “uma ambição” da ANA que, “embora não seja desmedida, não é fácil”, admitiu, frisando que a empresa vai “tentar tudo por tudo para ter uma operação de voos charter” a funcionar “a partir de março de 2011, nem que seja uma vez por semana”.

Segundo o responsável, a ANA “julga” que até março de 2011 “estejam todas as condições reunidas” e já tenha “contactado os operadores” para “viabilizar a operação” de voos charters.

“Não julgamos, dentro dos ritmos que a aviação tem, que seja possível começar a operar no aeroporto de Beja antes de março de 2011”, insistiu, sublinhando que tal “não quer dizer que a instalação das indústrias aeronáuticas não se comece a processar logo que a ANA tenha legalmente condições” para assinar contratos, disse.

“Neste momento, a ANA não pode assinar contratos, porque, formalmente o aeroporto de Beja ainda não foi transferido [pelo Estado] para a concessão” da empresa, explicou.

De acordo com Leonel Horta Ribeiro, o estacionamento de aviões, que não têm uma operação regular e necessitam de um lugar para estar estacionados, as actividades de manutenção e as operações comercias, ou seja, transporte aéreo de passageiros e de carga, são as “apostas” da ANA para o aeroporto de Beja.

“Temos que começar a dar vida ao aeroporto, ao terminal de passageiros e ao terminal de carga”, que “tem uma capacidade de 50 mil toneladas/ano”, disse, precisando que o aeroporto de Beja deverá ter três hangares, cujas instalações vão implicar um investimento de três empresas “na ordem dos 40 milhões de euros”.

Segundo o responsável, a White Airways, a MESA – Manutenção, Engenharia e Serviços a Aeronaves e a EuroAtlantic Airways são as três empresas interessadas em instalar hangares no aeroporto de Beja e com as quais a ANA vai contratualizar “logo que seja possível” e se as negociações “chegarem a bom termo”.

Na sua intervenção no painel, o presidente da White Airways, José Miguel Costa, revelou que a empresa tem um projeto para a construção de um hangar de manutenção de aviões no aeroporto de Beja, num investimento de cerca de 5,5 milhões de euros.

“Se tudo correr como está previsto”, a construção do hangar, que irá criar “55 postos de trabalho”, deverá arrancar em 2011, disse José Miguel Costa.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0