Beja/Cinema: Festival Internacional de Animação Digital deste ano em Beja cancelado por falta de apoios

Views: 982

cinemaBeja, 22 fev (Lusa) – A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Animação Digital (Animatu), que se realiza há seis anos em Beja, foi cancelada por “falta de apoios oficiais”, disse hoje à Agência Lusa o diretor do evento.

A Associação Zootrópio, organizadora do festival, decidiu cancelar a sétima edição do Animatu, prevista para o próximo mês de outubro, “devido à falta de apoios oficiais necessários para garantir a realização do festival sem comprometer a qualidade”, explicou Marco Taylor.

“O parco orçamento disponível ao longo dos anos, sempre insuficiente para a realização do Animatu, levou a uma rutura financeira, que torna inviável continuar a realização do festival este ano sem comprometer a qualidade já atingida”, lamentou.

Segundo o responsável, a Zootrópio “não conseguiu terminar em tempo útil a candidatura para obter o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA)” e “pediu um reforço do apoio atribuído pela Câmara de Beja, que não o conseguiu garantir”.

Mesmo com os apoios do ICA (5.000 euros) e da Câmara de Beja (10.000 euros), que “seriam os mesmos do ano passado”, a Zootrópio ficaria com uma verba “insuficiente” para organizar a edição deste ano do festival, disse Marco Taylor, precisando que o Animatu normalmente custa “entre 25 a 30 mil euros”.

“Só com um enorme esforço foi possível realizar a tarefa árdua de produzir anualmente um festival de média dimensão” como o Animatu, que “todos os anos tem dado prejuízo” à Zootrópio, mas “tem crescido ano após ano, com maior visibilidade e recebidas críticas favoráveis”, frisou.

A Zootrópio “tudo fará para encontrar soluções” que permitam o regresso do Animatu em 2011, garantiu Marco Taylor, referindo que a associação já está a tratar das candidaturas para obter apoios do ICA para as edições de 2011, 2012 e 2013 do festival.

De acordo com Marco Taylor, o Animatu “é um dos três festivais portugueses dedicados apenas ao cinema de animação e o único direcionado exclusivamente para o digital”.

O festival, que inclui sessões competitivas, projeções de filmes, oficinas de formação, conversas e concertos, já trouxe a Portugal várias “personalidades internacionais de topo” do cinema de animação, como os animadores norte-americanos Tom Sito e Pat Sito, da Disney/Dreamworks, ou Stephen Gregory, da Pixar.

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0