Câmara Municipal de Elvas disponibiliza projeto
A Câmara Municipal de Elvas levou a cabo um projeto de levantamento e inventariação do Património Cultural e Imaterial (PCI) do concelho de Elvas, em colaboração com a empresa Memória Média.
O trabalho final foi alvo de uma apresentação pública, no mês de abril, e fica agora disponível para todos os que o queiram consultar, e com as seguintes temáticas:
Celebrações – Procissão dos Passos de Vila Boim; Procissão dos Ramos de Vila Boim; Enterro do Senhor em Vila Boim; Procissão do Mandato de Elvas; Procissão de S. Sebastião de Barbacena; Aleluias de Terrugem; Procissão dos Pendões: Festa de São Mateus em Elvas; Romarias de Elvas: Rebolar o Vale na Ajuda, Lapa em Barbacena e Passar águas em Santa Eulália e Romarias de Vila Boim: Associação de Romeiros de Vila Boim.
Saber-fazer – Curtume e trabalhos em pele e cortiça de Terrugem; Ronca de Elvas; Ameixa de Elvas; Sericaia e os Bolinhos de S. Sebastião;
Expressões Orais – Cantar dos Reis em Barbacena;
Lugares – Memórias e tradições de Vila Fernando.
No geral os vídeos e a documentação associada pretendem contribuir para constituição de um legado multimédia e online de registos de património imaterial cultural do concelho de Elvas, favorecendo a promoção da identidade coletiva e, simultaneamente, a conservação e valorização deste património local e identitário dos elvenses.
O levantamento completo pode ser visualizado em http://memoriamedia.net/index.php/exposicoes/elvas-cultura-viva