Campo Maior:Delta Cafés e IBM de mãos dadas com a tecnologia e a igualdade de oportunidades

Views: 2759
Comendador Rui Nabeiro
Comendador Rui Nabeiro

O Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro e o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, acolheram a segunda edição do programa EX.I.T.E. (Explorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia).

Esta é uma parceria da Delta Cafés e da IBM Corporation que, ao longo de uma semana, proporcionaram a 30 meninas do concelho, conhecimentos na “área da matemática, ciência e tecnologia”.

Na sessão de encerramento das actividades, que decorreu ontem à tarde, José Oliveira, Presidente da IBM em Portugal, explicou ao Portal Alentejano que o principal objectivo passa sobretudo por estimular o gosto das petizas para estas áreas de conhecimento. “ Nota-se que ainda há uma diferença entre rapazes e raparigas no seguimento de carreiras de ciência, por cada rapariga que opta por esta área, há dois rapazes que o fazem”.

José Oliveira, Presidente da IBM em Portugal,
José Oliveira, Presidente da IBM em Portugal,
Crianças que participaram na iniciativa
Crianças que participaram na iniciativa
Sala onde decorreu a cerimónia
Sala onde decorreu a cerimónia

Para José Oliveira, há ainda um défice, em relação às mulheres que se formam na área das ciências.” Não há nenhuma razão para isso, as mulheres que temos nesta área são brilhantes e têm capacidades como a dos homens”, afirmou.

A IBM Corporation decidiu descentralizar este tipo de iniciativas de Lisboa e, a convite da Delta Cafés, veio a Campo Maior, que é uma terra muito interessante e dinâmica, como referiu o Presidente da IBM em Portugal “  só poderíamos responder positivamente, com muito gosto, e estamos muito satisfeitos com o resultado”, sublinhou.

O Comendador Rui Nabeiro em conversa com a nossa reportagem afirmou que valeu a pena esta parceria com uma entidade cuja filosofia é a área social. “Estamos a dar às nossas crianças o que elas necessitam;  é algo extraordinário e por isso, dá-nos uma enorme felicidade”.

Momento do encerramento com todas as crianças que participara
Momento do encerramento com todas as crianças que participara

Quanto ao balanço, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro/Delta Cafés destacou: “é extremamente positivo, é feliz, dá-nos ânimo e alguma emoção porque vejo as crianças muito felizes”, frisou.

Ao longo destes cinco dias de actividades, as alunas aprenderam a construir e a programar um robot em lego; aprenderam a falar em público, através do workshop de comunicação.

O debate sobre a tomada de decisões para salvar o Planeta Terra também foi um grande momento para as formandas, e por fim, puderam participar num jogo interactivo que tinha como objectivo salvar o Planeta por via da preservação da biodiversidade”.

Ana Marta Aldeano, de 11 anos, explicou sobre o robot em lego “funciona a pilhas e anda sozinho, porque programamo-lo no computador”. “Gostei de o construir e com a ajuda do manual, foi muito fácil”.

Joana Gonçalves, também de 11 anos, acredita que a área tecnológica está mais vocacionada para os rapazes, “este programa dá oportunidades às raparigas e por isso, gostei muito”.

Já Inês Sardinha, 10 anos, gostou dos jogos de provérbios e do “workshop de comunicação”, onde aprendeu a colocar a voz e algumas técnicas para “falar em público”.

O EX.I.T.E. não termina por aqui, durante um ano, estas meninas vão ter uma formação com mais 30 voluntárias da Delta Cafés e profissionais da IBM – MentorPlace – que irão motivá-las e promover-lhes o interesse futuro pelas áreas mais técnicas, numa óptica de desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesta festa dedicada às mais pequenas, pudemos assistir um resumo destes “144 mil segundos de diversão”, através de um telejornal elaborado e apresentado pelas petizas. Alegria, música e diversão não faltaram nesta festividade que incrementou a igualdade de oportunidades e anda de mãos dadas com o conhecimento e com a tecnologia.

Texto: Marina Anastácio
Fotos: Luís Damião
Comments: 1

  1. Porque não fazem capsulas de chocolate e capuccino para as máquinas de café Delta Q?