Castelo de Vide:Cine-Teatro Mouzinho da Silveira encerrado

Views: 1407

castelo_vbideA partir do corrente mês, o Cine-Teatro Mouzinho da Silveira de Castelo de Vide está encerrado, estando canceladas sessões de cinema ou quaisquer outros eventos.

A decisão da autarquia deve-se à candidatura que está em curso para as obras de remodelação daquele espaço, que não justificam despesas para manutenção e arranjos provisórios.

Como foi avançado nos últimos meses, o Cine-Teatro será alvo de obras de remodelação, a terem início, presumivelmente, no próximo ano. O projecto encontra-se na fase final de candidatura e, nesse âmbito, será necessário efectuar diversas sondagens nas paredes do edifício, o que, inevitavelmente, as irá danificar.

Assim sendo, e uma vez que algumas paredes apresentam já problemas de infiltrações, para o Executivo “não faz sentido manter o Cine-Teatro aberto nestas condições”, até porque “se a candidatura receber ‘luz verde’, como nós esperamos, as obras deverão arrancar no início de 2011; achamos que o melhor é encerrar já e esperar pelas obras de recuperação, sobretudo porque presentemente, e com o Inverno ‘à porta’, o nível de deterioração da cobertura e dos sanitários não permite garantir a utilização deste equipamento nos níveis satisfatórios”.

A obra, orçada em cerca de 1 milhão e 300 mil euros, contemplará uma acentuada remodelação naquele espaço, com a criação de lugares para pessoas com mobilidade condicionada, um elevador e um bengaleiro.

No total, a sala ficará com 231 lugares, menos do que actualmente tem. A redução explica-se com o facto de, em termos legais, o espaço actualmente existente entre as cadeiras não ser suficiente.

Importa frisar que dez das cadeiras serão amovíveis, de modo a permitir que pessoas com mobilidade condicionada possam assistir aos filmes e eventos com toda a segurança.

Recorde-se que a recuperação do Cine-Teatro é um projecto integrado na contratualização do Quadro Comunitário vigente, com comparticipação, em 80%, do Fundo Europeu De Desenvolvimento Regional (FEDER).

Comments: 0