Chile/Sismo: Proteção Civil portuguesa envia perito integrado em missão da UE

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai enviar um perito para o Chile integrado numa equipa de avaliação e coordenação da União Europeia, na sequência do pedido de assistência internacional das autoridades chilenas.
Trata-se do Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria, José Manuel Moura, que ainda hoje parte para Bruxelas a fim de participar numa reunião preparatória com os peritos de União Europeia, refere a ANPC, em comunicado.
O perito português vai integrar uma equipa de avaliação e coordenação do Centro de Informação e Vigilância, no quadro do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, que parte para Santiago do Chile na quarta-feira.
Segundo a Proteção Civil portuguesa, José Manuel Moura possui uma “larga experiência e formação internacional” no domínio do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, tendo já participado em diversas missões internacionais no âmbito da UE, como na Bolívia, em fevereiro de 2007.
A ANPC refere ainda que o pedido de ajuda internacional emitido pelas autoridades chilenas indica “expressamente que não são necessárias equipas de busca e salvamento”.
A ajuda internacional começou hoje a chegar ao Chile, onde 7000 soldados foram destacados para as regiões destruídas pelo sismo de sábado e quatro cidades estão sob recolher obrigatório para impedir as pilhagens.
O balanço oficial do sismo de magnitude 8,8 na escala aberta de Richter é de 723 mortos e dois milhões de pessoas afetadas.
CMP.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben