Colaboração entre o festival de cinema de Marvão e o festival Ibérico de cinema de Badajoz

Views: 1104

marvao002-600x398

O Festival Ibérico de Cinema (FIC) de Badajoz será sócio do Festival Internacional de Cinema de Marvão – Periferias, que celebra a sua quarta edição de 17 a 21 de Agosto de 2016 entre a cidade portuguesa de Marvão e a extremenha de Valência de Alcántara (Cáceres).

Neste festival transfronteiriço será projetada uma seleção das curtas-metragens que passaram pela seção oficial do FIC no ano 2015, entre elas a curta-metragem vencedora, ‘O abraço’, de Iñaki Sánchez; e as curtas portuguesas ‘Fortunato- D’aquí Até São Torcato’, de Joâo Rodrigues; ‘Miami’, de Simão Cayatte, ganhador do Onofre à Melhor Interpretação Feminina pelo trabalho de Alba Baptista; e ‘Fuligem’, de David Doutel e Vasco Sá, que obteve o Prémio Especial de Animação e o Prémio CEXECI do Júri Jovem.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz será também representado pelo seu diretor, Alejandro Pachón, que estará em Marvão para apresentar esta nova edição do festival. Com este apoio, o FIC afiança a sua vocação ibérica e consolida os laços com Portugal.

O Festival Ibérico de Cinema abrirá a sua vigésima segunda edição esta quarta-feira, 20 de Julho, às 20:00 horas no Teatro López de Ayala de Badajoz com a projeção do documentário ‘Boxing for Freedom’, da produtora extremenha Making Doc, que conta a história das desportistas afegãs Sadaf e Sabhanm Rahimi e a sua luta por continuar a sua carreira como boxeadoras num país como o Afeganistão.

As duas protagonistas estarão na apresentação do documentario e irão participar num colóquio apôs a projeção. A partir das 22:30 horas começa a primeira sessão da seção oficial a concurso, pela qual passam até sexta-feira, 22 de Julho, as 20 curtas-metragens selecionadas este ano, 4 delas de realizadores portugueses: ‘Os barcos’, de Dominga Sotomayor; ‘Maria do Mar’, de Joao Rosas; ‘Vigil’, de Rita Cruchinho; e ‘Yulya’, de André Marques.