Como foi o 1.º Seminário Pensar Marvão

Views: 4708

Nota de Imprensa:

Dando cumprimento a um dos seus objectivos, o Movimento por Marvão organizou no passado Sábado, dia 19 de Setembro, o 1º Seminário “Pensar Marvão”.

Esta primeira edição, dedicada aos temas da Cultura e da Economia Local, contou com dois painéis de oradores que contribuíram com a sua experiência pessoal e profissional, com as suas opiniões e ideias para o debate em torno dos problemas e soluções para o Concelho de Marvão.

A sessão de abertura esteve a cargo de Fernando Gomes, que deu as boas-vindas aos oradores, à assistência e agradeceu à Sociedade da Portagem a cedência do espaço para este Seminário. Destacou ainda algumas propostas do programa do MporM, nomeadamente o Orçamento participativo, o Gabinete de Apoio Municipal e a Casa de Marvão.

No 1º painel, que abordou a temática cultural, participaram o Padre Fernando Farinha, Tiago Malato, Joaquim Carvalho e Paulo Amado. Falou-se da Feira da Castanha, do Património cultural de Marvão, da Cidade Romana da Ammaia e da Oferta gastronómica de Marvão. Mais que constatar realidades, os oradores apontaram caminhos e falaram das potencialidades do Concelho, sendo também muito profícuo o debate que se seguiu às apresentações.

Depois de uma pausa, teve início o segundo painel, com as comunicações de José Boto, Nuno Vaz Silva e Fernando Bonito Dias. No seguimento do primeiro painel, também esta segunda parte contou com intervenções de alto nível, em torno da actividade empresarial do Concelho, das acessibilidades e transportes como factores que influenciam a competitividade e da captação de investimento, ou da necessidade de definir áreas estratégicas para Marvão.

O encerramento esteve a cargo de Maria de Jesus Garcia, que fez uma pequena conclusão dos trabalhos, e apontou para um saldo claramente positivo do Seminário.

Depois desta primeira edição, o MporM tem já agendada a segunda edição do Seminário “Pensar Marvão”, dedicado à Saúde e Acção Social em Novembro na Beirã.

 

A Síntese do 1º Seminário “Pensar Marvão” encontra-se disponível no Site do Movimento por Marvão (www.movimentopormarvao.com).