Cultura: Centro de Artes de Sines mostra Alentejo pelo “olhar” de dois artistas estrangeiros

Views: 968

velhotes_c.maior2O Alentejo através do olhar de dois artistas estrangeiros residentes na região é o mote comum de duas exposições que são inauguradas, no sábado, no Centro de Artes de Sines, anunciou hoje a instituição.

As duas mostras vão estar patentes ao público até 26 de junho, sendo que uma delas dá a conhecer fotografias e outros trabalhos da autoria da inglesa Monica Curtin e a outra é composta por pinturas do holandês Gil Kalisvaart.

Segundo divulgou hoje o Centro de Artes de Sines (CAS), a exposição da fotógrafa inglesa intitula-se “Comentários de Vivência” e é uma instalação de fotografias e outros trabalhos sobre as pessoas e a cultura do Alentejo e a sua relação com elas.

Com duas exposições individuais realizadas em Londres, a autora explora, neste conjunto de trabalhos, os rituais de todos os dias e o sentimento de pertença comunitária.

As fotografias a preto e branco, acrescenta o CAS, são “a sua observação das vidas das pessoas que encontra e que fazem parte de uma cultura que considera em vias de desaparecimento”.

Formada em fotografia pelo Plymouth College of Art and Design, Monica Curtin, no seu percurso profissional, conta com colaborações com o jornal The Sunday Times, a revista Vogue e a Sony Music, entre outros clientes.

Já a exposição de Gil Kalisvaart, designada “Paisagem e Outros Peixes”, apresenta pinturas inspiradas pelas paisagens entre o Alentejo Litoral e o Alentejo interior.

Licenciado em Escultura pela Academia de Belas Artes de Roterdão, o artista holandês vive entre Monsaraz (desde 1980) e Sines (desde 2005), locais onde produziu, nos últimos dois anos, os trabalhos que agora expõe.

“Uma viagem na forma de pintura sobre alumínio que transmite as emoções do artista enquanto observador do meio que conhece e com o qual se deixa impressionar diariamente”, realça o CAS.

O “traço comum” destas duas exposições, refere o Centro de Artes de Sines, é o facto de as obras dos dois artistas estrangeiros representarem “a sua visão pessoal” sobre o Alentejo.

Associada a estas iniciativas, realizam-se ateliers para as crianças dos jardins de infância e as escolas do concelho, entre 10 de maio e 09 de junho.

RRL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0