Cultura: Constituição da Rede Europeia de Sítios da Paz marcada para 2010 em Evoramonte
Estremoz, Évora, 29 Out (Lusa) – A escritura de constituição da Rede Europeia de Sítios da Paz está marcada para Maio de 2010 em Evoramonte, concelho de Estremoz, histórica vila alentejana que integra a iniciativa, disse hoje o coordenador da estrutura.
Eduardo Basso, coordenador da Rede, adiantou à agência Lusa que a sede da futura associação internacional, que “sustentará no futuro o funcionamento da Rede, será em Portugal”.
Segundo Eduardo Basso, que é também presidente da Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte (LACE), a comissão instaladora da Rede Europeia de Sítios da Paz efectuou recentemente o seu segundo encontro, desta vez na cidade holandesa de Wageningen.
A reunião de Wageningen, de acordo com o responsável, foi dedicada à discussão de temas relacionados com a futura organização da Rede e com a sua visibilidade externa.
A discussão e aprovação do documento de Missão da Rede e do plano de actividades, assim como várias propostas relacionadas com o financiamento daquele plano, foram outros temas que integraram a ordem de trabalhos da reunião que decorreu na cidade holandesa.
Foram ainda discutidas e aprovadas as bases estatutárias da Rede com vista à constituição de uma associação internacional que “sustentará no futuro o seu funcionamento”, tendo sido decidido que a sua constituição será feita a 28 de Maio de 2010, em Evoramonte.
Na reunião foram também aprovadas acções com a intenção de divulgar a Rede e os seus objectivos, nomeadamente através da multiplicação dos contactos que permitam o seu crescimento, e do desenvolvimento da página da Rede na Internet, já disponível na versão em inglês, e que em breve terá versões noutras línguas.
Na cidade holandesa de Wageningen foi assinada a capitulação alemã na 2ª Grande Guerra Mundial, em 04 de Maio de 1945, data anualmente comemorada com um grande festival no qual participam mais de cem mil pessoas.
O primeiro encontro da Rede Europeia de Sítios da Paz decorreu em Evoramonte em Maio deste ano, no qual foi aprovada a constituição da Rede, o seu documento de princípios gerais, denominado “Declaração de Evoramonte”, e eleita a comissão instaladora.
Várias organizações institucionais e também não governamentais de Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda e Grécia, presentes no encontro de Maio em Evoramonte, decidiram avançar com a criação da Rede Europeia de Sítios da Paz.
A estrutura pretende congregar as cidades e sítios da Europa onde foram assinados relevantes tratados de Paz e as organizações europeias que inscrevam como sua actividade prioritária a defesa da Paz.
Em Evoramonte foi assinada em 26 de Maio de 1834 a Convenção de Evoramonte, que pôs termo à guerra civil de 1832-1834, travada entre absolutistas e liberais.
Segundo Eduardo Basso, partiu da Liga dos Amigos do Castelo de Évora Monte a ideia de constituir esta rede e de estabelecer contactos com outros sítios da Europa onde foram assinados “importantes” tratados de Paz ou onde a actividade em prol de uma cultura para a Paz tem um papel relevante.
TCA.
Lusa/Fim