Delphi de Ponte Sor encerra hoje mas ficam trabalhadores a “guardar” património

Views: 794

delphin_notPonte Sor, 31 Dez (Lusa) – A unidade fabril da Delphi, em Ponte Sor (Portalegre), encerra hoje oficialmente, permanecendo apenas em laboração três a quatro trabalhadores para “guardar” o património da empresa, disse à agência Lusa fonte sindical.

“Já saíram todos os funcionários, menos três ou quatro trabalhadores que ficam a guardar os bens da empresa durante os próximos tempos”, revelou o secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), José Simões.

De acordo com o sindicalista, os 430 trabalhadores da Delphi de Ponte de Sor, que enfrentam agora o desemprego, já receberam as respectivas indemnizações.

“As indemnizações estão todas pagas, tudo correu dentro do normal”, declarou.

Aquando do anúncio da decisão de encerramento da fábrica, entidades sindicais e administração acordaram um valor de 2,3 salários por cada ano de trabalho, em termos de indemnização.

A Delphi existe em Ponte de Sor há 29 anos e era considerada a maior unidade fabril do distrito de Portalegre, empregando 2,5 por cento da população do concelho.

A empresa produzia apoios, volantes e ‘airbags’ para vários modelos de veículos automóveis.

De acordo com fonte da empresa, na altura em que foi formalizado o anúncio do encerramento da unidade alentejana, o fecho da Delphi de Ponte Sor deveu-se ao facto dos produtos fabricados naquela unidade terem deixado de ser estratégicos.

HYT.

Lusa/Tudoben

Comments: 0