“Destinos Inteligentes” para o Turismo
O projeto “Destinos Inteligentes”, na área da Eurocidade Elvas-Badajoz, foi apresentado na manhã de 11 de setembro (quinta-feira), em Badajoz, nas antigas Casas Consistoriales, na Plaza Alta. O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, esteve presente nesta cerimónia, na qual também estiveram o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso Martínez, a secretária de Estado do Turismo de Espanha, Isabel Borrego Cortés, e o delegado do Governo de Espanha, Germán López Iglésias.
O projeto foi apresentado por António de Ávila Muñoz, presidente da Segittur – Sociedade Estatal para a Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas – empresa que integra os parceiros deste projeto, juntamente com a Câmara de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz.
A criação de um Sistema de Inteligência Turística (SIT) é o principal objetivo deste projeto que vai fazer a recolha de informação de vários parâmetros de consumo turístico das duas cidades (trânsito de veículos e pessoas, estacionamento, alojamentos, restaurantes, comércio, saúde, cultura e monumentos), e analisar os dados recolhidos, de modo a canaliza-los a gestores públicos e operadores privados, para lhes dar dados para decidir.
O orçamento deste SIT é de 1,1 milhões de euros e deve ficar concluído e implantado até 30 de junho do próximo ano.