Dia da Defesa Nacional: 75 mil rapazes e 15 mil raparigas tomam contacto com Forças Armadas
Setenta e cinco mil rapazes e 15 mil raparigas, com 18 anos, participam, a partir de 07 Outubro, no Dia da Defesa Nacional, iniciativa que visa sensibilizá-los para o papel das Forças Armadas.
O director-geral do Pessoal do Ministério da Defesa, Alberto Coelho, adiantou à Agência Lusa que estes jovens, nascidos em 1991, foram convocados para, entre 07 de Outubro e 16 de Junho, comparecerem em unidades militares do continente e ilhas, designadamente Braga, Gaia, Ovar, Monte Real, Santa Margarida, Queluz, Alfeite, Beja, Lajes, Ponta Delgada e Funchal.
A sua comparência em unidades dos três ramos das Forças Armadas far-se-á em grupos de 120 pessoas, tendo os jovens transporte, pequeno-almoço e almoço à sua disposição, numa jornada em que serão acompanhados por oficiais devidamente preparados para os esclarecer sobre os vários aspectos ligados à Defesa Nacional.
Nesse dia, os jovens terão oportunidade de assistir ao içar da bandeira nacional, visitar a unidade militar para a qual foram convocados e preencher um inquérito sociológico, manifestando a sua opinião sobre a iniciativa e o papel das Forças Armadas.
Serão também exibidos filmes alusivos à actuação das Forças Armadas e sobre fenómenos da história mais recente como a queda do muro de Berlim, o 11 de Setembro e o terrorismo.
Segundo dados fornecidos à Lusa, no último inquérito sociológico realizado, 90 por cento dos jovens afirmam que “gostaram” da iniciativa, enquanto 70 por cento dizem ter mudado de opinião sobre as Forças Armadas e 40 por cento admitem a possibilidade de virem a concorrer a um regime de ingresso num dos três ramos, sendo que 52,5 por cento preferia o Exército.
Cerca de 12,5 por cento dos jovens opta por fazer ali mesmo a sua pré-candidatura às Forças Armadas, compostas por três ramos: Exército, Força Aérea e Marinha.
Durante a visita à unidade militar, os jovens terão um contacto directo com a actividade de um desses ramos das Forças Armadas, podendo tanto caber-lhes visitar uma fragata da Marinha, como estar perto de um avião ou pegar numa arma do Exército.
A iniciativa permitirá também que os jovens façam todas as perguntas que quiserem sobre o funcionamento e o papel das Forças Armadas, sendo objectivo que sejam prestados todos os esclarecimentos.
A convocação de mulheres para o Dia da Defesa Nacional começou com uma experiência-piloto em 2008-2009, na qual foram chamadas 1.862 raparigas (rapazes foram 73.336), subindo este ano o número de mulheres para cerca de 15 mil.
Para 2010-2001, o Dia da Defesa Nacional estima abranger um universo de 140 mil raparigas, funcionando em pleno a convocação de rapazes e raparigas que cumpram 18 anos nessa altura.
FC.
Lusa/Fim