Dia dos Museus: Museu de Tapeçarias de Portalegre dá a conhecer a sua história esta terça feira

Views: 1176

port_motalv02O Museu de Tapeçarias de Portalegre “Guy Fino”, um dos espaços museológicos mais emblemáticos da cidade alentejana, assinala esta terça feira o Dia Internacional dos Museus com dois ateliers dedicados às crianças e ao público em geral.

A Câmara de Portalegre, entidade que tutela o espaço, explicou ontem que as atividades que vão decorrer esta terça feira têm como objetivo dar a conhecer o espaço museológico e a história das Tapeçarias de Portalegre.

Inaugurado a 14 de julho de 2001, o Museu da Tapeçaria de Portalegre “Guy Fino” presta homenagem à personalidade que integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de tapeçaria artística, o industrial Guy Fino.

O museu dispõe de uma área de exposições permanentes e de uma galeria de exposições temporárias, um espaço com características únicas, que atinge os sete metros de altura entre a muralha medieval e a muralha setecentista erguida naquela cidade.

No piso térreo do museu é possível conhecer a história e a técnica de execução das Tapeçarias de Portalegre, enquanto que no primeiro piso estão expostas obras de tapeçaria desde os finais dos anos quarenta até à atualidade.

Neste espaço podem ser também apreciadas obras de vários autores, tais como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat e Le Corbusier.

O espaço possui ainda uma divisão alternativa para exposições e um auditório com capacidade para 115 pessoas.

Além desses espaços, o museu possui ainda um jardim e espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de caráter cultural, artístico e lúdico

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o município local vai promover um atelier subordinado ao tema “As Quatro Estações”, dirigido à comunidade escolar, pré escolar e primeiro ciclo, e ainda um outro atelier denominado “Brincar e Aprender – Peddy Paper no Museu”, dedicado ao público em geral.

HYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa/Tudoben

Comments: 0