Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 01 de março, Dia Internacional da Proteção Civil:

Views: 740

1290 – D. Dinis cria os Estudos Gerais, em Lisboa, com o diploma “Scientiani Thesaurus Mirabilis”. A primeira escola universitária do país será confirmada a 09 de agosto por Nicolau IV.

1899 – Sai o primeiro número do jornal republicano A Pátria, de José Benevides.

1912 – Suicídio de Manuel Laranjeira, escritor, poeta, ensaísta, médico e inconformista, autor de “A Doença da Santidade” e “Pessimismo Nacional”.

1925 – Começam as primeiras emissões regulares de rádio, por iniciativa de Abílio Nunes dos Santos Júnior.

1926 – Morre o poeta simbolista Camilo Pessanha, autor de “Clepsydra”.

1941 – Holocausto. Heinrich Himmler visita o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia. Ordena a expansão maciça das instalações e a abertura do sub-campo de Birkenau.

1946 – O MUD – Movimento de Unidade Democrática reclama um inquérito sobre a situação dos presos políticos, num comunicado assinado por Norton de Matos, Azevedo Gomes, Bento de Jesus Caraça e António Sérgio.

1948 – O Governo da Ditadura torna pública a ilegalização do MUD, um ano depois de promulgada a decisão. A espera foi intencional, para a reunião de “provas” contra o movimento.

1950 – O Partido do Congresso vence as primeiras eleições na Índia.

1954 – Realiza-se a primeira conferência da Organização dos Estados Americanos, na Venezuela.

1963 – A Ditadura publica o pacote legislativo do mercado único português, para reforço da política colonialista.

1977 – O Governo português fixa o preço de um pacote de bens essenciais, o “cabaz de compras”, numa tentativa de controlo da inflação.

1981 – Início da greve da fome de Bobby Sands, do IRA, membro eleito do Parlamento britânico, preso na cadeia de Maze.

1989 – Morre o piloto Augusto Mendes, num despiste no Rali de Portugal.

1992 – É proclamada a independência da Bósnia-Herzegovina.

1996 – Morre o escritor Vergílio Ferreira, 80 anos, autor de “Para Sempre” e “Manhã Submersa”, duas vezes Grande Prémio da APE.

2002 – Primeiro dia de sindicalismo legal na PSP, com a constituição da Associação Sócio-Profissional da Polícia como sindicato.

2003 – É apresentado o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária.

– Morre o ator português Camacho Costa, 57 anos.

2004 – A criação da Área Metropolitana do Algarve é aprovada pelos 16 municípios da região.

2005 – A Direção Geral de Saúde ativa o plano de contingência da chamada gripe das aves.

– O Prémio da Crítica da Associação Portuguesa dos Críticos Literários é atribuído à escritora Ana Hatherly pelo livro “O Pavão Negro”.

2006 – Morre Fernando Tavares Rodrigues, 51 anos, escritor, sociólogo e jornalista, autor de “O amor (im)possível” e “XXI sonetos de amor”.

– O Congresso Nacional Africano (ANC) vence as eleições autárquicas na África do Sul.

2007 – Governo aprova a nova legislação do tabaco.

– As entidades empregadoras passam a ser obrigadas a comunicar às instituições de Segurança Social competentes a admissão de novos trabalhadores, sob pena de serem multadas com coimas entre 100 e 2.500 euros.

– É inaugurada em Viena a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, criada em 15 de fevereiro.

– É fundado na Guiné-Bissau o Partido Popular Democrático, liderado por Braima Corça Embalo.

– O investigador Rui Manuel Ferreira Henrique é distinguido com o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra, com um estudo sobre o cancro da próstata.

– O poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor Vasco Graça Moura recebe o Prémio Vergílio Ferreira 2007, da Universidade de Évora.

– O livro “Orgulho e Preconceito”, da escritora Jane Austen, é eleito o melhor romance pelos leitores britânicos.

– Morre Manuel Galrinho Bento, 58 anos, antigo futebolista do Benfica, guarda-redes da seleção portuguesa que conquistou o 3º lugar no Europeu de França 84.

2008 – O escritor Mário Cláudio recebe o Prémio Vergílio Ferreira 2008, da Universidade de Évora, na data em que se assinala o aniversário da morte de Vergílio Ferreira

– Um jovem é baleado, de madrugada, na cabeça por um homem que tentava furtar um veículo estacionado no parque do Oeiras Parque.

– Susana Feitor e João Vieira, ambos do CN Rio Maior, sagram-se campeões nacionais de marcha, de 20 quilómetros femininos e 50 masculinos, respetivamente, nos Campeonatos de Portugal da disciplina, realizados na Mealhada

2009 – Atentado contra as instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau. Morre o chefe de Estado-Maior, general Tagmé Na Waié.

– O Partido Rússia Unida, do primeiro ministro Vladimir Putin, vence 79 das 83 regiões da Federação russa nas eleições regionais e municipais. A oposição acusa as autoridades de falsificar os resultados.

===================.

Este é o sexagésimo dia do ano. Faltam 305 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “A víscera revolucionária era o coração; agora, começa a ser o estômago”. Manuel Laranjeira (1877-1912), médico e escritor português.

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Lusa/Tudoben

Comments: 0