Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia do Sol (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e Dia da GNR
Principais acontecimentos registados no dia 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Dia do Sol (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e Dia da GNR:
1404 – Morre o jurista João das Regras, figura decisiva na eleição de D. João I nas Cortes de Coimbra de 1385.
1911 – É criada a Guarda Nacional Republicana.
1924 – Começam os Jogos Olímpicos de Paris. Portugal conquista a Medalha de Bronze em hipismo.
1926 – Começa a greve geral no Reino Unido. Dois milhões e meio de trabalhadores juntam-se aos mineiros e paralisam o país.
1936 – Socialistas e comunistas franceses, unidos na Frente Popular, vencem as eleições.
1944 – Uma equipa da Universidade de Harvard produz quinino sintético.
1945 – II Guerra Mundial. Tropas aliadas entram em Hamburgo.
1950 – Início do julgamento de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes do PCP, por alegados crimes políticos.
1958 – Arlindo Vicente entrega o processo de candidatura à Presidência da República, no Supremo Tribunal.
1968 – Maio de 68. Começa, em França, o movimento de contestação. Levantamentos no Quartier Latin e na Sorbonne unem estudantes e trabalhadores.
1979 – Pela primeira vez, uma mulher, a conservadora Margaret Thatcher, 53 anos, conquista a liderança do Governo, no Reino Unido.
1985 – São extintas a Companhia de Transportes Marítimos e a Companhia Nacional de Navegação.
1986 – A URSS atribui a falha humana o desastre na central nuclear de Chernobyl.
1987 – Suicídio de Dalida, 54 anos, cantora francesa de origem egípcia.
1990 – Morre o Patriarca Pimen, 79 anos, chefe da Igreja Ortodoxa de Moscovo.
1992 – O Banco de Portugal anuncia a recuperação de 70 por cento do ouro investido na Drexel, empresa norte-americana que declarara em falência.
1996 – É assinada a nova versão da Carta Social Europeia.
2000 – Começa, na Holanda, o julgamento de dois líbios, a quem é atribuído o atentado de Lockerbie, na Escócia, em 1988.
2004 – Um erro informático no programa de colocação de professores leva o Ministério da Educação a iniciar o processo de ordenação de novas listas.
2005 – O sistema de vigilância eletrónica é alargado a todo o país.
– Investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar são distinguidos com o Prémio LabMed, pelo trabalho sobre a Paramiloidose.
2006 – Apresentação das principais medidas da reforma da segurança social, para a sustentabilidade do sistema.
– A Assembleia da República aprova o diploma sobre instalação de sistemas de vigilância eletrónica rodoviária.
– Morre Karel Appel, 85 anos, pintor holandês, fundador do movimento COBRA.
2007 – A proposta de Lei do Tabaco é aprovada, na generalidade, na Assembleia da República.
– É publicado em Diário da República o decreto-lei que cria O Gabinete para os Meios de Comunicação Social, em substituição do Instituto da Comunicação Social.
– Uma criança britânica de três anos, Madeleine, é dada como desaparecida num complexo turístico na Praia da Luz, em Lagos, onde se encontrava de férias com os pais.
– O Tribunal de Contas considera nulo o contrato celebrado há 10 anos entre o Hospital S. João, Porto, e a Bragaparques, que permitiu à empresa construir um hotel e um centro comercial em terrenos da unidade.
– Pina Moura assume o cargo de presidente do conselho de administração do grupo Media Capital, em substituição de Miguel Pais do Amaral.
– O grupo paramilitar protestante da Irlanda do Norte, Força de Voluntários do Ulster, anuncia o fim da luta armada.
– Astrónomos norte-americanos anunciam a descoberta do maior planeta extra-solar até agora encontrado, situado a 440 anos-luz da Terra.
– Morre Wally Schirra, 84 anos, astronauta norte-americano, primeiro norte-americano a concluir um voo em órbita da Terra, participou nos programas Mercúrio, Gemini e Apolo.
– Morre Mário López Sánchez, 64 anos, jornalista guatemalteco, assassinado.
2008 – A Marcha Global da Marijuana 2008 decorre em 232 cidades do mundo, entre elas Lisboa, Porto e Coimbra, com o objetivo de pedir a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves
– A passagem do ciclone Nargis pelo sul do país da Birmânia (Myanmar) provoca milhares de mortos
2009 – Morre Dimas Pereira, fundador do Círculo Cultural de Setúbal em 1969, militante do PCP e resistente anti-fascista. 87 anos.
– A portuguesa Marta Santos Pais é nomeada representante especial do secretário geral das Nações Unidas para a área da Violência contra Crianças, cargo que ocupará nos próximos três anos. A nomeação feita por Ban Ki Moon equivale ao posto de secretária geral adjunta.
================.
Este é o centésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 242 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “A maior das homenagens que podemos prestar à verdade é utilizá-la”. Ralph Waldo Emerson (1803-1882), escritor norte-americano.
Lusa/Tudoben