Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 04 de maio, Dia Mundial da Asma
1460 – Diogo Gomes descobre o arquipélago de Cabo Verde.
1493 – O Novo Mundo é dividido entre Portugal e a Espanha, através da bula “Inter Caetera”, de Alexandre VI.
1561 – Um incêndio destrói a Catedral de S. Paulo, em Londres.
1675 – É criado o Observatório Real de Greenwich.
1904 – Os EUA assumem o controlo do Canal do Panamá.
1917 – Morre, em Lisboa, o vice-almirante Brito Capelo, explorador do continente africano no século XIX.
1938 – Apresentação da reforma do ensino da Ditadura na Assembleia Nacional. Defende “o ideal prático e cristão de ensinar bem a ler, escrever e contar”, sem o “estéril enciclopedismo, fatal para a saúde moral da criança”.
1938 – Toma posse o primeiro presidente da República da Irlanda, Douglas Hyde.
1969 – Morre o escritor Manuel Mendes, um dos fundadores do MUD-Movimento de Unidade Democrática.
1970 – Assalto da Guarda Nacional norte-americana a manifestação contra a guerra do Vietname, na Universidade do Kent, Ohio, causa a morte de estudantes e levanta onda de protesto nos EUA.
1972 – Guerra do Vietname. Os EUA e os representantes de Hanoi suspendem as negociações de Paris.
1974 – O MRPP organiza a primeira manifestação de boicote ao embarque de soldados para os territórios africanos sob administração portuguesa.
1980 – Morre o presidente Tito da Jugoslávia.
1987 – É formalizada, em Lisboa, a Coligação Democrática Eleitoral (CDU), constituída pelo PCP, Os Verdes e independentes.
1989 – Dezenas de milhar de estudantes chineses juntam-se à concentração iniciada no final de abril, na Praça de Tiananmen, em Pequim.
1990 – O Parlamento da Letónia aprova a declaração de independência. É o último dos três estados bálticos a assumir o corte com Moscovo.
1991 – Morre o ator Luís Horta, 71 anos.
1992 – Terminam os motins raciais de Los Angeles, iniciados a 29 de abril, depois da absolvição dos polícias acusados da agressão ao motorista negro Rodney King. Em seis dias, somaram-se 53 mortos, mais de 7000 detenções e cerca de mil milhões de dólares de prejuízos, na baixa de Los Angeles.
1993 – Os jornalistas portugueses aprovam o Código Deontológico.
1994 – O líder da OLP Yasser Arafat e o primeiro ministro israelita Yitzhak Rabin assinam o acordo de autonomia para Gaza e Jericó.
1995 – Morre Lewis Preston, 68 anos, presidente do Banco Mundial.
1996 – António Guterres é reeleito secretário geral do PS.
– Toma posse o presidente do Governo de Espanha, José Maria Aznar.
1998 – Theodore Kaczynsky, “Unabomber”, é condenado a prisão perpétua, nos EUA.
2000 – O vírus informático “I love you” paralisa sistemas de comunicações em todo o mundo.
2002 – É inaugurada a nova ponte Hintze Ribeiro, entre Castelo de Paiva e Entre-os-Rios.
2003 – O FC Porto garante a vitória no Campeonato Nacional de Futebol 2002-03, ao bater o Santa Clara por 5-0 nas Antas.
2004 – A Unesco distingue o jornalista cubano Raul Rivero, preso há 20 anos, com o Prémio Liberdade de Imprensa.
2005 – Morre Álvaro Morna, 64 anos, jornalista e escritor português radicado em França, autor de “O Caminho da Liberdade”.
– É autorizada a primeira vacina para o melanoma e o cancro de rins, HybriCell, desenvolvida pelo cientista brasileiro José Alexandre Barbuto.
2006 – Anúncio do acesso gratuito ao Diário da República, via Internet, a partir de 01 de julho.
– Habitantes de Díli rumam às montanhas por temerem confrontos entre as autoridades e os militares que contestam alegadas discriminações nas forças armadas de Timor-Leste.
– O franco-marroquino Zacarias Moussaoui é condenado a prisão perpétua por cumplicidade nos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.
2007 – O português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, é considerado o melhor jogador do campeonato inglês pela Associação de Jornalistas de Futebol inglesa.
– Morre Jeremias Nguenha, 37 anos, músico moçambicano, contestatário do poder.
2008 – Dois emissários tibetanos do Dalai Lama encontram-se com responsáveis chineses para tentar acabar com a crise no Tibete, nos primeiros contactos oficiais entre os tibetanos exilados e o governo chinês desde o início dos protestos violentos em março.
– Morre o pintor abstrato e escultor Albert Chubac, aos 88 anos, numa casa de repouso em Tourrette-Levesn, no Sudeste de França
2009 – Gripe A (H1N1). É anunciado o primeiro caso de gripe A em Portugal: uma mulher de 30 anos recém-chegada do México.
– O I Prémio Carreira da URSI – União Radiocientífica Internacional é entregue ao cientista português Carlos Salema pelo contributo para o avanço das telecomunicações em Portugal
– O magnata conservador dos supermercados Ricardo Martinelli, de 57 anos, é eleito Presidente do Panamá, vencendo a candidata do partido no Governo, Balbina Herrera.
– Morre Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, 83 anos.
– Morre Joaquim Mestre, escritor e diretor da Biblioteca Municipal de Beja, 54 anos.
===============.
Este é o centésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 241 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “Não há amor algum que resista a 24 horas de filosofia”. Camilo Castelo Branco (1825-1890), escritor português.
Lusa/Tudoben