Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 09 de fevereiro

Views: 2031

lisboa1856 – É lançado, em Lisboa, o jornal Asmodeu, primeiro periódico humorístico português.

1857 – D. Pedro V autoriza a instalação em Portugal da Congregação de São Vicente de Paulo, pela Sociedade Protetora dos Órfãos Desvalidos.

1885 – Nasce o compositor austríaco Alban Berg, autor de “Wozzeck” e

“Lulu”, nome essencial da Segunda Escola de Viena, com Arnold Schoenberg e Anton Webern.

1893 – A ópera “Falstaff”, de Verdi, estreia-se no teatro Scala de Milão.

1909 – Nasce, em Marco de Canavezes, a atriz e cantora Carmen Miranda.

1914 – Toma posse o Governo da República Portuguesa liderado por Bernardino Machado.

1919 – Morre o filósofo português Francisco Adolfo Coelho.

1928 – São inauguradas as primeiras conferências da Associação Industrial Portuguesa, na Liga Naval, em Lisboa.

1943 – II Guerra Mundial. Termina a batalha de Guadalcanal, com a vitória das forças norte-americanas.

1962 – Independência da Jamaica.

1965 – A Embaixada dos EUA em Moscovo é atacada por estudantes vietnamitas e chineses, em protesto pela ação militar norte-americana no Vietname.

1970 – Por iniciativa de Rogério Martins, secretário de Estado da Indústria desde 1969, realiza-se, em Lisboa, o Colóquio sobre Política Industrial, que marca a chamada “viragem tecnocrata” da política económica portuguesa.

1973 – A República Democrática Alemã é reconhecida pela França e o Reino Unido.

1975 – Reforma Agrária. Realiza-se a Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, em Évora, que clama a “liquidação dos latifúndios” e a entrega da “terra a quem a trabalha”.

– Começa a greve na Rádio Renascença.

1977 – A Espanha e a URSS estabelecem relações diplomáticas.

1981 – Morre o músico Bill Halley, 53 anos, autor de “Rock Around the Clock”.

1984 – É ratificado o acordo entre Portugal e Espanha para a construção da ponte internacional sobre o Rio Minho.

1985 – O Governo sul-africano cria áreas comerciais abertas a várias etnias, em 44 cidades brancas do país, no âmbito da política segregacionista.

1988 – Morre a locutora portuguesa Maria Leonor, 67 anos, pioneira da rádio e da televisão em Portugal.

1993 – Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos EUA, demite-se, por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, aprovada pela administração Clinton.

1994 – A antiga dirigente do PCP Zita Seabra recebe a presidência do Instituto Português das Artes Cinematográfica e do Audiovisual das mãos de Santana Lopes, secretário de Estado da Cultura.

1995 – Pedro Santana Lopes formaliza a candidatura à liderança do PSD.

1998 – O Parlamento francês aprova a proposta governamental de redução do horário legal de trabalho de 40 para 35 horas semanais.

1999 – A Indonésia permite a transferência de Xanana Gusmão do regime de prisão efetiva para o de residência fixa, no final da ronda de negociações sobre o futuro do território, sob a supervisão da ONU.

2001 – Concertação Social. Após 10 meses de negociações, o Governo português, centrais sindicais e organizações patronais assinam, pela primeira vez em 10 anos, dois acordos sobre políticas de emprego, formação, educação e higiene e segurança no trabalho.

2001 – Estudos do Banco de Portugal revelam que os empréstimos da Banca ultrapassam os depósitos, tendo o crédito concedido subido de 76 por cento do valor dos depósitos, em 1996, para os 134 por cento, em 2001.

2002 – Morre a princesa Margarida de Inglaterra, 71 anos.

2003 – A atleta portuguesa Fernanda Ribeiro vence a corrida feminina do XXVII Cross das Amendoeiras em Flor.

– Motim de mil prisioneiros da penitenciária de Bangú, no Rio de Janeiro.

2004 – A Comissão Europeia alerta Portugal para o incumprimento de Diretiva sobre branqueamento de capitais, dando uma última oportunidade para a aplicação das regras, antes de avançar para tribunal.

2006 – O governo sul-africano reabre o inquérito ao desastre aéreo que vitimou o presidente de Moçambique Samora Moisés Machel, em outubro de 1986.

– O jornal dinamarquês Jyllands Posten volta a pedir desculpa aos muçulmanos por ter publicado as caricaturas de Maomé.

– Morre José Moreira da Silva Boavida, 88 anos, jornalista, sócio número um da Casa da Imprensa.

2007 – O parlamento bósnio aprova a composição do governo de coligação do primeiro-ministro Nikola Spiric, quatro meses depois das eleições legislativas.

– A Agência Meteorológica do Japão indica que as temperaturas atingiram em janeiro níveis recorde no mundo, em especial no norte da Europa e na Rússia Oriental. As temperaturas mundiais estiveram 0,45 graus Celsius acima da média para um mês de janeiro e foram as mais elevadas desde a criação de estatísticas meteorológicas nos finais do século XIX.

– O fotógrafo norte-americano Spencer Platt, da agência Getty Images, vence o 1º Prémio do World Press Photo 2006.

– Morre Ian Richardson, 72 anos, ator escocês, vencedor do Bafta por “House of Cards”.

2008 – O Supremo Tribunal do Estado de Nebraska, EUA, sentencia que a eletrocussão é uma punição “cruel e invulgar”, ilegalizando a cadeira elétrica no único estado que ainda a utilizava para a pena capital

– Dezenas de milhar de pessoas manifestam-se em Ancara contra a autorização de usar o lenço islâmico na Universidade, considerada como uma ameaça ao regime laico da república turca

– O projeto para o futuro Autódromo Internacional é apresentado em Portimão, representando um investimento total de quase 200 milhões de euros e que pretende ainda dinamizar a economia e combater a desertificação do interior

– A judoca portuguesa Telma Monteiro, vice campeã mundial e líder do “ranking”, conquista a medalha de bronze no Torneio Super A de Paris, em França, na categoria de -52 quilogramas

2009 – Abre o acesso à DataJuris, base de dados on-line de legislação, jurisprudência e doutrina, resultante de investimento de 75 mil euros.

=====================.

Este é o quadragésimo dia do ano. Faltam 325 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “Uma discussão onde todos os intervenientes estejam absolutamente de acordo é uma discussão perdida”. Albert Einstein (1879-1955), cientista norte-americano de origem alemã, Prémio Nobel da Física.

Lusa/Tudoben

Comments: 0