Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 09 de março
1821 – São aprovadas as bases da Constituição liberal de 1822, saída da Revolução de 1820, a primeira Lei Fundamental portuguesa, aprovada por uma assembleia representativa.
1841 – Estreia-se a ópera de Verdi “Nabucco”, no teatro Scala de Milão, o primeiro êxito de Verdi.
1842 – Estreia-se, em Lisboa, o drama de Almeida Garrett “O Alfageme de Santarém”.
1864 – O general norte-americano Ulysses S. Grant assume o comando-geral das tropas da União, que congrega as forças do Norte, na Guerra Civil que divide o país.
1916 – Grande Guerra de 1914-18. A Alemanha declara guerra a Portugal, pelo apresamento dos navios mercantes, nos portos portugueses.
1918 – É criado o Ministério da Agricultura, no Governo português.
1928 – O Governo português do general Óscar Fragoso Carmona, saído do golpe de 28 de maio de 1926, recusa o empréstimo da Sociedade das Nações, para a recuperação económica do país.
1934 – Nasce o cosmonauta russo Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar no espaço.
1945 – II Guerra Mundial. Bombardeamento aéreo de Tóquio, Japão, pela força aérea norte-americana. Morrem cerca de 85 mil pessoas.
1961 – Dalai Lama defende a restauração da independência do Tibete, na Assembleia das Nações Unidas.
1962 – Realiza-se, em Coimbra, o I Encontro Nacional de Estudantes, que conduz à criação do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses e à definição do Dia do Estudante, 24 de março. A proibição do evento dará origem à Crise Académica de 1962.
1966 – A França afasta-se da NATO por não concordar com a integração supra-nacional das forças da organização.
1974 – É decretado o estado de prevenção em Lisboa. A ordem do Governo de Marcello Caetano surge com a publicação do livro “Portugal e o Futuro”, de António de Spínola.
1975 – É criada a União da Juventude Comunista Portuguesa.
1980 – Primeiras eleições para o Parlamento basco.
1981 – Agricultores da Polónia anunciam a formação do sindicato
Solidariedade Rural.
1986 – Toma posse Mário Soares, primeiro presidente civil eleito da República Portuguesa, por sufrágio universal e direto.
1987 – Morre Paulo Quintela, 80 anos, filólogo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ensaísta, figura determinante na divulgação dos maiores escritores de língua alemã e inglesa e na recuperação de clássicos portugueses.
1991 – Mário Soares toma posse, em segundo mandato, como Presidente da República Portuguesa.
1993 – É lançado o PER, Programa Especial de Realojamento, destinado, em exclusivo, aos cerca de 48 mil agregados familiares residentes em barracas, recenseados nos concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.
1996 – Jorge Sampaio, presidente eleito da República Portuguesa, toma posse do cargo, em sessão na Assembleia da República.
– Mário Soares recebe o Grande Colar da Ordem da Liberdade.
2001 – Jorge Sampaio inicia o segundo mandato na Presidência da República Portuguesa.
2003 – É apresentado o inquérito à educação e ensino em Portugal onde se revela que 25% da população não concluiu a escolaridade obrigatória.
2004 – A Comissão Nacional de Eleições anuncia o “maior investimento de sempre” em operações de sensibilização de voto, para as eleições europeias, e propõe a abertura das assembleias até às 22:00.
– O Supremo Tribunal de Justiça reelege Aragão Seia para a Presidência.
2005 – O arquiteto Manuel Salgado vence o concurso internacional “Farecentro a Romanina”, para a elaboração do plano da nova centralidade da capital italiana.
2006 – Posse de Aníbal Cavaco Silva, como 18º presidente da República Portuguesa.
– Estreia da obra “Contos Fantásticos”, do compositor Luís Tinoco, sobre textos do “Monty Python” Terry Jones.
– O presidente norte-americano George W. Bush prorroga a Patriot Act, surgida após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.
2007 – A Entidade Reguladora da Comunicação Social acusa a TVI de ter violado a Lei da Televisão com a transmissão das imagens integrais do enforcamento do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein e abre processo contraordenacional ao canal.
– Os líderes dos 27, reunidos em Bruxelas na Cimeira da Primavera, chegam a acordo sobre uma meta vinculativa para as energias renováveis.
– Brasil e estados Unidos assinam acordo de cooperação para a produção de etanol, com vista à criação de um padrão internacional para os biocombustíveis.
– O arquiteto Siza Vieria vence, pela terceira vez, o Prémio Secil de Arquitectura, com um complexo desportivo em Cornellã de Llobregat, perto de Barcelona.
– O escritor espanhol Luís Leante vence a X edição do Prémio Alfaguara de Romance, com a obra “Mira Si Yo te Querré”.
– Morre Gerardo Mello Mourão, 90 anos, poeta e escritor brasileiro.
– Morre Luz Franco, 52 anos, atriz, dramaturga e encenadora.
2008 – O primeiro ministro espanhol, José Luis Zapatero é reeleito sem maioria absoluta, mas com a margem “suficientemente sólida” de mais 169 deputados do que a oposição do Partido Popular
– A atleta portuguesa Naide Gomes sagra-se campeã Mundial do salto em comprimento com um salto de 7,00 metros, no último dia dos Mundiais de atletismo Valência2008 em pista coberta. A marca de Naide Gomes constitui ainda um novo recorde nacional
– O português Nelson Évora conquista a medalha de bronze no triplo salto dos Campeonatos do Mundo de pista coberta de atletismo, que se estão a disputar em Valência, Espanha
– Morre o presidente da administração da Culturgest, Manuel José Vaz, aos 79 anos, vítima de doença prolongada
2009 – O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levanta as restrições ao financiamento público da investigação sobre células estaminais, revogando as medidas do seu antecessor, George W. Bush.
– Frederico Gil entra no “top-80” do “ranking” mundial de ténis, ao ascender ao 79º posto, voltando a superar a melhor colocação de um português na tabela do circuito ATP.
===============.
Este é o sexagésimo oitavo dia do ano. Faltam 297 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “A Constituição Política da Nação Portuguesa deve manter a liberdade, segurança e propriedade de todo o cidadão”. Primeiro artigo das Bases da Constituição, aprovadas a 9 de março de 1821 pelas Cortes Gerais Constituintes.
Lusa/Tudoben