Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 13 de Novembro

Views: 1999

lisboaPrincipais acontecimentos registados no dia 13 de Novembro:

1460 – Morre o infante D. Henrique, 66 anos.

1850 – Nasce em Edimburgo, o escritor Robert Louis Stevenson, autor de “A Ilha do Tesouro” e “O Estranho Caso Dr. Jekyll e do Sr. Hyde”.

1868 – Morre o compositor italiano Gioacchino Rossini, autor de “O Barbeiro de Sevilha” e “Guilherme Tell”.

1940 – Estreia-se, em Nova Iorque, o filme “Fantasia”, clássico da animação de Walt Disney.

1961 – A Comissão de Tutela da ONU condena a política colonial portuguesa.

1966 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a aliança entre os governos de Portugal, Rodésia e África do Sul.

1972 – O Comité de Descolonização da ONU reconhece os movimentos de libertação de Angola, Moçambique e Guiné legítimos representantes dos seus povos.

1974 – Morre, em Paris, o cineasta italiano Vitorio de Sica, realizador de “Ladrões de Bicicleta”.

– Yasser Arafat, líder da OLP, defende, na Assembleia Geral da ONU, a criação de um estado palestiniano congregando cristãos, muçulmanos e judeus.

1975 – A Organização Mundial de Saúde anuncia que o continente asiático se encontra livre da varíola.

1982 – Abre o Memorial aos mortos no Vietname, em Washington DC.

1984 – O Governo da Polónia declara ilegais os grupos para a defesa dos direitos humanos, formados no país.

1985 – A erupção do vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, inactivo há 400 anos, soterra três cidades da região. Morrem 70 mil pessoas.

1992 – A investigadora portuguesa Odete Ferreira é indicada para a presidência da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

1994 – Os suecos aprovam, em referendo, a adesão à União Europeia.

1999 – A astrónoma Teresa Lago é nomeada para a presidência da Sociedade Porto 2001.

2001 – Guerra do Afeganistão. Tomada de Cabul e de Herat pelas forças da Aliança do Norte.

2002 – O petroleiro Prestige tem uma avaria, ao largo da costa norte espanhola.

2003 – O Governo português anuncia a venda de cerca de 11 mil milhões de euros de créditos vencidos do Estado e da Segurança Social a uma instituição financeira.

– Os militares da GNR destacados para o Iraque chegam a Bassorá.

2004 – Congresso do PSD em Barcelos. É contestada a aliança com o CDS-PP.

2005 – Violência chega aos bairros suburbanos da Bélgica. Durante a madrugada são detidas 50 pessoas e incendiadas várias dezenas de viaturas em diferentes cidades do país.

– Curta-metragem “Milch”, de Igor Kozalyov, vence o Grande Prémio do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

2006 – O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes lança o livro “Percepções e Realidade”, sobre a crise política que culminou na queda do seu governo em Novembro de 2004.

– Portugal apresenta, em Bruxelas, a candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura, em 2012

– O “homem aranha” francês Alain Robert escala os 140 metros da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa, depois de ter corrido mundo a desafiar as autoridades com subidas clandestinas a arranha-céus.

– A União Europeia pronuncia-se contra o referendo do dia anterior na Ossétia do Sul que deu a vitória aos apoiantes da independência da região separatista da Geórgia.

– O presidente da Frelimo, Armando Guebuza, é reeleito durante o nono congresso do partido.

– O livro “Ordens Religiosas em Portugal: Das Origens a Trento. Guia Histórico” vence o Prémio A. De Almeida Fernandes, que distingue anualmente os melhores trabalhos de história medieval portuguesa.

– Austrália e Indonésia assinam pacto de segurança.

– O XIX Prémio Goncourt de Estudantes do Secundário é atribuído à escritora camaronesa Léonora Miano, pela novela “Contornos do Dia Seguinte”.

– As estações do Metro do Porto e a Biblioteca e Centro de Artes de Sines vencem o Grande Prémio Enor 2006 atribuído em Vigo aos arquitectos portugueses Souto Moura e Aires Mateus.

2007 – O ministro do Ambiente anuncia a criação de novos programas Polis, que deixam de limitar-se a zonas urbanas, destinando-se agora à requalificação de áreas no litoral, nomeadamente no Norte e rias Formosa e de Aveiro

– A empresa estatal de electricidade da África do Sul Eskom assina contratos no montante de 3,4 mil milhões de euros com duas multinacionais para a construção da maior central geradora de electricidade por queima de carvão do mundo

– Naide Gomes e Joaquim Videira, referente a 2006, e Vanessa Fernandes e Nelson Évora, em 2007, recebem a Medalha Olímpica do Comité Olímpico de Portugal, na Gala anual realizada no Mosteiro dos Jerónimos

– Morre em Los Angeles, Califórnia, o cineasta norte-americano Delbert Mann, laureado em 1955 com o Óscar de melhor realizador e a Palma de Ouro em Cannes, pelo filme “Marty”, aos 87 anos.

2008 – O Governo aprova a constituição da sociedade “Polis Litoral Ria de Aveiro”, que vai investir cerca de cem milhões de euros na reconversão ambiental e urbanística através de uma operação integrada nesta região

– Morre João Martins Pereira, engenheiro de formação, secretário de Estado da Indústria do 4º Governo provisório (no Governo de Vasco Gonçalves), pensador da esquerda portuguesa, ensaísta e autor de vários livros na área da economia industrial e da história da indústria e do capitalismo em Portugal, vítima de cancro.

– Morre o actor Pedro Pinheiro, 68 anos, que nos últimos anos foi um dos protagonistas da série televisiva “Os Malucos do Riso”, vítima de cancro

-Morre o baterista inglês Mitch Mitchell, que integrou o famoso grupo de Jimi Hendrix na década de 1960. Mitchell foi encontrado morto no quarto de um hotel em Portland (Oregon), nos Estados Unidos. Conhecido pelo seu estilo vigoroso, Mitchell era o único sobrevivente da banda

============.

Este é o tricentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 48 dias para o termo de 2009.

Pensamento do dia: “Há metafísica bastante em não pensar em nada”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

LUSA/Fim.

Comments: 0