Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 15 de maio, Dia Internacional das Famílias

Views: 822

abrigoPrincipais acontecimentos registados no dia 15 de maio, Dia Internacional das Famílias, Dia Mundial do Comércio Justo e Dia Internacional do Objector de Consciência:

1492 – D. João II funda o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

1567 – Nasce o compositor italiano Claudio Monteverdi, autor de “L’Orfeo”.

1602 – Bartolomeu Gosnod, navegador inglês, descobre o Cabo Cod, na América.

1859 – Nasce o físico francês Pierre Curie.

1911 – O Supremo Tribunal dos EUA determina a separação da Standard Oil em várias empresas independentes, por violação da Lei anti-trust.

1924 – O Senado dos EUA define quotas de imigração com base nas nacionalidades de origem.

1927 – Realiza-se a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, de Carcavelos, vence a prova.

1944 – Holocausto. Começa a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1948 – Ataque da Força Aérea egípcia ao recém-criado Estado de Israel.

1953 – O ditador Oliveira Salazar recusa nova proposta de negociações com a Índia, para a transferência de soberania dos territórios sob administração portuguesa. A Índia anuncia o fecho da delegação em Lisboa, concretizada a 11 de junho.

1969 – Realiza-se o II Congresso Republicano de Aveiro.

– São inauguradas as instalações da Biblioteca Nacional, no Campo Grande, em Lisboa.

1973 – Os países árabes suspendem o fluxo de petróleo para o Ocidente, em protesto pela política de Israel.

1974 – António de Spínola é investido presidente da República Portuguesa.

1975 – São roubadas 36 obras impressionistas do Museu de Arte Moderna de Milão.

1976 – Fundação dos primeiros Parques Industriais em Guimarães, Covilhã e Évora, para fábricas não poluentes de pequena e média dimensão.

1986 – Morre o piloto italiano de Fórmula 1 Elio de Angelis, no circuito de Paul Ricard, França.

1987 – Morre a atriz norte-americana Rita Hayworth, 69 anos, protagonista de “A Dama de Xangai”.

1990 – A norte-americana Drexel Burnham Lambert Trading, em processo de falência, reconhece a dívida de 70 milhões de euros ao Banco de Portugal, resultante das aplicações do banco central português.

1991 – Pela primeira vez uma mulher, Edith Cresson, 57 anos, é nomeada para a liderança do Governo francês.

– Morre o escritor do Mali Amadou Hampate Ba, 90 anos, nome fundador da literatura africana.

1992 – Inauguração do Museu da Rádio, em Lisboa.

1999 – Morre Manuel Lopes, 56 anos, fundador da Intersindical (1970) e dirigente da CGTP-In.

2003 – O ex-ministro ruandês Eliezer Niyitegeka do antigo Governo hutu é condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Penal Internacional para o Ruanda, pelo envolvimento no genocídio de 1994.

2004 – Morre Bruno Baião, 18 anos, internacional da equipa júnior de futebol do Benfica.

– Arqueólogos egípcios identificam as ruínas da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há 16 séculos.

2005 – Portugal fica em segundo lugar no I Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA, ao perder com a França no desempate por penalties.

– Morre Calilo Candé, 45 anos, parlamentar guineense.

2006 – É assinado o contrato de investimento para a reativação das Minas de Aljustrel, em 2008, quatro dias após o anúncio oficial.

– O Conselho de Ministros da União Europeia aprova as perspetivas financeiras para o período 2007-2013 e as normas orçamentais para a distribuição dos fundos.

– O eurodeputado Carlos Coelho, presidente da comissão de inquérito do Parlamento Europeu sobre possíveis actividades ilegais da CIA na Europa, afirma-se convicto de que alguns governos europeus tiveram conhecimento prévio das operações.

– Terceiro dia de violência em São Paulo, Brasil. Ataques a autocarros e agências bancárias. Prosseguem motins em estabelecimentos prisionais. O balanço oficial eleva-se a 187 mortos, entre polícias, suspeitos e civis. O controlo das cadeias é retomado ao fim do dia.

2007 – O Conselho de Ministros dos 27 e o Parlamento Europeu chegam a acordo sobre os custos do uso de telemóvel em “roaming”, 49 cêntimos para chamadas efetuadas e 24 cêntimos para as recebidas.

– O crítico de arte Fernando Pernes, a cientista Maria de Sousa e o escritor Hélder Pacheco são galardoados com os Prémios Seiva 2007, atribuídos pela companhia de teatro Seiva Trupe.

– Morre Jerry Fatwell, 73 anos, líder evangelista norte-americano, um dos representantes da direita religiosa nos Estados Unidos.

2008 – O coronel chileno na reforma Mario Manríquez, 73 anos, é acusado pela justiça do seu país de ser o responsável pelo assassínio do cantor Victor Jara, na esteira do golpe do general Augusto Pinochet, em 1973

– A Interpol confirma a autenticidade dos ficheiros informáticos do computador capturado ao “número dois” das FARC, Raul Reyes, que segundo as autoridades colombianas provam o apoio directo do presidente venezuelano à guerrilha, em dinheiro e armas

2009 – Comissão Europeia e agências da ONU assinam um acordo no valor de mil milhões de euros para ajudar agricultores de 50 países, entre os quais Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, a lutar contra a penúria alimentar.

– O presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia o restabelecimento dos tribunais militares de exceção, criados pelo seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantánamo (Cuba). Os novos tribunais militares de exceção dispõem de melhores garantias legais, segundo Obama, e, por exemplo, não poderão admitir boatos ou provas obtidas mediante interrogatórios “cruéis, desumanos ou degradantes”.

– O ex-candidato presidencial Manuel Alegre não aceita integrar as listas de candidatos a deputados do PS nas legislativas de 27 de outubro.

– PS, PCP, CDS-PP e BE aprovam a criação de um sistema de vigilância que permita monitorizar o estado da saúde da população e a definição de um plano de contingência em situações de pandemia.

=============.

Este é o centésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 230 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “É absurdo dividir as pessoas em boas ou más. Elas são, simplesmente, encantadoras ou aborrecidas”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor inglês de origem irlandesa.

Lusa/Fim.

Comments: 0