Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 19 de Novembro, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Xadrez:

Views: 995

mar1807 – Tropas francesas comandadas pelo general Junot entram em Portugal, pela fronteira de Segura. Começam as invasões francesas.

1828 – Morre o compositor Franz Schubert, autor de “A Bela Moleira”, “Viagem de Inverno”, “A Morte e a Donzela”.

1846 – É fundado o Banco de Portugal com o decreto régio que determina a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia de Confiança Nacional.

1942 – II Guerra Mundial. Forças soviéticas contra-atacam em Estalinegrado, cercando as tropas alemãs.

1961 – Cerca de cinco mil rebeldes argelinos, detidos em prisões francesas, terminam uma greve de fome de 19 dias, conseguindo o estatuto de prisioneiros políticos.

1962 – É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

1970 – O Vaticano garante apoio ao plano das Nações Unidas destinado a diminuir a enorme diferença económica entre os países ricos e pobres.

1973 – Admissão da recém-formada República da Guiné-Bissau à OUA como 42º estado membro da organização.

1975 – É assinado o Acordo de Madrid, através do qual a Espanha cede o Saará Ocidental a Marrocos e à Mauritânia.

1977 – Um Boeing 727 da TAP despenha-se, ao tentar aterrar no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal. Morrem 131 pessoas. É o primeiro e único grande desastre sofrido pela transportadora aérea nacional.

– O presidente egípcio Anwar Sadat é o primeiro líder árabe a visitar Israel.

1981 – Portugal adopta o Código Europeu de Segurança Social.

1983 – Fortes chuvas provocam inundações na região de Lisboa, causando oito mortos e cerca de um milhar de desalojados.

1984 – O presidente da China Li Xianian termina a visita oficial a Portugal, a primeira efectuada por um chefe de estado chinês.

1985 – Começa, em Genebra, a primeira cimeira entre o presidente norte-americano Ronald Reagan e o dirigente soviético Mikhail Gorbachov.

1990 – Inicia-se a Cimeira da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa, que dá origem à Carta de Paris para uma Nova Europa.

1991 – Barros Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino são expulsos do PCP por “actividades fraccionárias”. O sindicalista José Luís Judas demite-se do partido.

1994 – Termina a XI Cimeira Ibérica com a assinatura dos acordos sobre água, gás natural e cooperação transfronteiriça.

– Joaquim Chissano vence as primeiras presidenciais moçambicanas com 53,3% dos votos. Nas Legislativas, a Frelimo atinge os 44,3% e a Renamo, 37,7%.

1996 – O presidente cubano Fidel Castro visita João Paulo II, no Vaticano.

1998 – Odivelas e Trofa passam a concelho.

2000 – O presidente do Peru Alberto Fujimori renuncia ao cargo, durante a viagem ao Japão.

2002 – O petroleiro Prestige parte-se em dois e afunda-se ao largo da Galiza. O derrame de fuel óleo aumenta exponencialmente.

2003 – O Governo português prolonga por um ano o prazo para a instalação e entrada em funções da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar, organismo criado em 2000.

– Morre o escultor e pintor português Jerónimo Brigas, 47 anos, em Salamanca.

2004 – A Federação Portuguesa de Andebol perde, por seis meses, o estatuto de utilidade pública.

2005 – Cimeira Ibérica. Portugal assume conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013.

– Morre José Azevedo, 80 anos, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Faial.

2006 – É lançado na Internet um portal das associações de imigrantes (www.aimigrantes.pt ) para promover a participação e o diálogo entre os estrangeiros que vivem em Portugal e a sociedade de acolhimento.

– Os Estados Unidos e a Rússia assinam um acordo bilateral que abre caminho à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio, após mais de dez anos de negociações.

– A Índia testa com êxito um míssil terra-terra Prithvi-1 capaz de transportar uma ogiva nuclear até uma distância de 250 quilómetros.

– A co-produção chileno-brasileira “Proibido proibir” vence o Prémio para a melhor longa-metragem na 18ª edição dos Festival Internacional de Viña del Mar, no Chile.

– Morre Francis Girod, 62 anos, cineasta francês e ex-jornalista do semanário “Nouvel Observater”, dirigiu a actriz Romy Schneider em “A Banqueira”.

2007 – O Tribunal da Relação de Lisboa dá razão a um hotel que despediu um cozinheiro infectado com VIH, considerando que ficou provado que há risco de transmissão do funcionário para os clientes

– Morre a escritora húngara Magda Szabo, aos 90 anos. Romancista, dramaturga, ensaísta e poetisa, Magda Szabo começou a publicar antes da II Grande Guerra

2008 – Os ministros da Agricultura alcançam em Bruxelas um acordo político sobre o programa de distribuição gratuita de frutos e legumes nas escolas, que terá um co-financiamento europeu de 90 milhões de euros, sendo destinados a Portugal 1,8 milhões

– Médicos europeus realizam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão

============.

Este é o tricentésimo vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2009.

Pensamento do dia: “Uma das grandes desvantagens da pressa é que nos faz perder demasiado tempo”. G. K. Chesterton (1874-1936), escritor britânico.

Lusa/Fim.

Comments: 0