Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 20 de abril, Dia do Turista
1314 – Morre o Papa Clemente V de Avinhão.
1657 – São garantidos plenos direitos e privilégios aos cidadãos judeus de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque.
1846 – Nasce Serpa Pinto, militar e explorador português, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.
1902 – Pierre e Marie Curie isolam o elemento rádio.
1911 – Culminam as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.
– É criado o corpo de Bombeiros Voluntários Lisbonenses.
1920 – Começam em Antuérpia os sétimos Jogos Olímpicos da era moderna. Portugal conquista a Medalha de Bronze de esgrima-espada, por equipas.
1940 – Apresentação do microscópio eletrónico.
1945 – II Guerra Mundial. O Exército Vermelho entra em Berlim. Forças norte-americanas e britânicas tomam Nuremberga e Estugarda.
1951 – Morre o político italiano Invanoe Bonomi que, no final da II Guerra Mundial, dirigiu o Comité Nacional de Libertação de Itália.
1957 – Os EUA reiniciam o auxílio a Israel.
1958 – É apresentada a candidatura à Presidência da República Portuguesa de Arlindo Vicente. Um mês depois, o advogado retirar-se-á, a favor de Humberto Delgado.
1968 – Toma posse o primeiro-ministro canadiano Pierre Elliott Trudeau, autor da Carta de Direitos e Liberdades, considerado o mentor do actual Canadá.
1970 – O presidente dos EUA Richard Nixon anuncia a retirada de 150 mil soldados norte-americanos do Vietname.
1972 – O módulo lunar da Apollo-16 desce na Lua.
1980 – As FP-25 lançam um “Manifesto ao Povo Português”, dando assim a conhecer a sua organização.
1983 – Uma fonte da Resistência Nacional de Moçambique, RENAMO, confirma o assassínio do secretário-geral da organização Orlando Cristina.
1987 – A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a maratona de Boston.
1989 – Centenas de estudantes chineses começam a manifestação na Praça de Tiananmen em Pequim.
1990 – O Grande Prémio de Romance e Novela de 1989 da APE é atribuído ao escritor e diplomata Paulo Castilho, pela obra “Fora de Horas”.
1992 – A escritora portuguesa Fernanda Botelho recebe o Prémio Eça de Queiroz de Literatura pelo romance “Festa em Casa de Flores”.
1993 – O exército norte-americano chega a acordo com o National Institute of Health para colaborar no teste de três vacinas contra a Sida.
– Morre o actor mexicano Mário Moreno, 81 anos, que dera rosto a Cantinflas.
1994 – Paul Touvier, antigo chefe dos Serviços de Informação da milícia pró-nazi francesa, é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Versalhes.
1998 – Morre o poeta, ensaísta e diplomata mexicano Octavio Paz, 84 anos, Nobel da Literatura em 1990.
– Apresentação do Windows 98.
1999 – Massacre de Columbine, EUA. Dois estudantes de Columbine tomam a escola, com armas, e matam 12 colegas antes de se suicidarem.
2001 – Morre o maestro italiano Giuseppe Sinopoli, 54 anos, na Deutsche Oper de Berlim, durante a direção de “Aída”, de Giuseppe Verdi.
2003 – O presidente da China Hu Jintao demite o ministro da Saúde e o presidente da Câmara de Pequim, por terem ocultado a dimensão da chamada “pneumonia atípica”.
2004 – A operação Apito Dourado conduz à detenção dos presidentes da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, do Conselho de Arbitragem, Pinto de Sousa, e do Gondomar SC, José Luís Oliveira, além de outras 13 pessoas.
2005 – O Parlamento aprova a proposta de referendo do PS, que prevê a exclusão da ilicitude de casos de interrupção voluntária de gravidez.
– Morre Edgar Correia, 60 anos, antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista.
2006 – É aprovada a Lei da Paridade, no Parlamento, após duas horas de polémica, com 122 votos favoráveis, depois de uma primeira votação apenas terem sido apurados 111 votos, insuficientes para a maioria qualificada requerida.
– Tribunal do Porto declara nulo o contrato de patrocínio da Betandwin à Liga Portuguesa de Futebol, na sequência de providências cautelares interpostas pela Santa Casa da Misericórdia e Associação Portuguesa de Casinos.
2007 – O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, rejeita a realização de um referendo sobre um novo tratado constitucional europeu.
– Os ministros do Interior da União Europeia chegam a acordo sobre a criação de equipas de intervenção rápida para atuarem nas fronteiras externas comunitárias em situações de crise, no quadro do combate à imigração ilegal.
– Arranca no CCB a primeira edição de Os Dias da Música, dedicada ao piano, que substitui a Festa da Música, cancelada em 2006.
– Eduardo Batarda vence o Grande Prémio EDP 2007 de Artes Plásticas.
– O filme “Lisboetas”, do realizador brasileiro Sérgio Tréfaut, vence o Prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema do Uruguai.
– Morre Andrew Hill, 75 anos, compositor e pianista de jazz norte-americano, atuou em Novembro de 2006, em Lisboa.
2008 – O suíço Roger Federer, número um mundial, conquista o título da 19ª edição do Estoril Open em ténis, após o russo Nikolay Davydenko ter desistido da final, por lesão, com os parciais de 7-6 (7-5) e 1-2. A tenista russa Maria Kirilenko, 21 anos, segunda cabeça-de-série, conquista o título feminino do Estoril Open, depois de bater na final a checa Iveta Benesova, por 6-4 e 6-2, juntando o troféu de singulares ao de pares.
2009 – Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.
=================.
Este é o centésimo décimo dia do ano. Faltam 255 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “O homem é um ser que se criou ao criar a linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo”. Octávio Paz (1914-1998), poeta, ensaísta e diplomata mexicano.
Lusa/Tudoben