Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 20 de Novembro
Principais acontecimentos registados no dia 20 de Novembro, Dia Universal da Criança, Dia da Industrialização de África:
1616 – Armand Jean Du Pleiss, futuro Cardeal de Richelieu e primeiro-ministro de Luís XIII, inicia a ascensão, integrando o conselho de regência de Maria de Medicis.
1910 – Morre o escritor russo Leon Tolstoi, autor de “Anna Karenina” e “Guerra e Paz”.
– Francisco Madero inicia a revolução mexicana contra o regime de Porfirio Diaz.
1917 – É proclamada a República da Ucrânia.
1924 – As autoridades turcas esmagam a revolta curda.
1945 – Começa o julgamento de 24 dirigentes nazis acusados de crimes de guerra e contra a humanidade no Tribunal de Nuremberga, na Alemanha.
1959 – A Assembleia-geral da ONU adopta o texto da Declaração sobre os Direitos da Criança.
– Portugal, Reino Unido, Áustria, Suiça, Dinamarca, Suécia e Noruega reúnem-se com o objectivo de formar a EFTA.
1963 – É inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.
1969 – A Assembleia Geral da ONU acolhe o Manifesto de Lusaca, de apoio à independência dos povos africanos e repúdio da guerra, da Cimeira da OUA.
1975 – O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspende as actividades, por “falta de condições de segurança”.
– O Conselho da Revolução substitui Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.
– Morre o ditador espanhol Francisco Franco, 83 anos.
1980 – As Nações Unidas apelam à URSS, pela segunda vez, para a retirada das tropas do Afeganistão.
1987 – Morre a actriz portuguesa Ivone Silva, 52 anos.
1989 – A Assembleia-geral das Nações Unidas adopta a Convenção sobre os Direitos da Criança e declara esta data Dia Universal da Criança.
– É inaugurado o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa enquanto experiência piloto de acesso simplificado à justiça para os conflitos emergentes de aquisições efectuadas pelos consumidores a comerciantes e prestadores de serviços com estabelecimento na cidade de Lisboa.
– O presidente Ceausescu da Roménia rejeita o movimento de reformas nos países do Leste europeu.
1991 – É inaugurado o primeiro heliporto comercial de Lisboa, em Loures.
1992 – Xanana Gusmão é detido em Díli, pela polícia do regime de Jacarta.
– Jonas Savimbi, dirigente da UNITA, aceita, em carta enviada ao secretário-geral da ONU, os resultados das eleições angolanas favoráveis ao MPLA.
1994 – O Governo de Angola e a UNITA assinam o acordo de Lusaca para a paz e reconciliação nacional.
1997 – O Iraque aceita o regresso dos inspectores de desarmamento da comissão especial da ONU.
1999 – Morre o político italiano Amintore Fanfani, 91 anos, fundador da Democracia Cristã.
2002 – A mancha negra do fuel óleo do petroleiro Prestige chega a 25 milhas da costa portuguesa.
– A Comissão Conjunta de supervisão dos acordos de paz de Lusaca para Angola recomenda, ao Conselho de Segurança da ONU, o levantamento das sanções à UNITA.
2003 – Atentados suicidas em Istambul contra interesses britânicos. Morrem 27 pessoas, entre elas o Cônsul do Reino Unido.
– Morre o estilista Louis Azzaro, 70 anos.
2004 – O presidente da República Jorge Sampaio veta a proposta de constituição do Gabinete de Comunicação e Informação do Governo de Pedro Santana Lopes.
– O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque reabre ao público, depois de quatro anos em obras de remodelação.
2005 – O primeiro-ministro israelita Ariel Sharon abandona o partido conservador Likud, depois de Partido Trabalhista romper coligação, e pede a dissolução do Parlamento para a convocação de eleições antecipadas.
– ONU anuncia a criação de sistema de alerta precoce da gripe das aves.
2006 – O governo anuncia o lançamento em 2007 do primeiro Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos.
– O Tribunal de Gondomar decide abrir a instrução do processo “Apito Dourado”, solicitada pela maioria dos 27 arguidos.
– É lançada a Associação Empresários pela Inclusão Social.
– A Comissão Europeia propõe o fim da comercialização de peles de cães e gatos na União Europeia.
– A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch defende a anulação do julgamento do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, condenado à morte por crimes contra a humanidade, invocando irregularidades durante o processo.
– Um antigo aluno de 18 anos fere 27 pessoas numa escola de Emsdetten, Alemanha, e suicida-se com explosivos.
– A federação alemã de atletismo abre um processo por dopagem contra Nils Schuman, campeão olímpico dos 800 metros em Sidnei2000, e Grit Breuer, campeã da Europa de 400 metros em 1990 e 1998, já retirada das competições.
– O Centro Cultural de Belém suspende a Festa da Música em 2007 devido a restrições orçamentais.
– João Paciência, projectista da Aldeia dos Capuchos, na Caparica, é distinguido com o primeiro Prémio Municipal de Arquitectura Cidade de Almada.
– Morre Robert Altman, 81 anos, realizador norte-americano, autor de “MASH”, Nashville”, “O Jogador” e de “Bastidores da Rádio”, estreado em 2006 nas salas portuguesas. Óscar de carreira de 2006.
– Morre Elpídio de Sousa, 56 anos, secretário-geral adjunto do Partido Nova Democracia.
2007 – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, na sua deslocação a Lisboa, elogia a comunidade portuguesa residente na Venezuela e deixa garantias de que o seu Governo trabalhará para assegurar “tranquilidade” e “segurança” à comunidade portuguesa residente no seu país
– Centenas de milhares de funcionários públicos paralisam em França e juntam-se aos ferroviários em greve há uma semana, marcando um pico na contestação das medidas sociais consideradas indispensáveis pelo presidente Nicolas Sarkozy para reformar o país
– Morre o trompetista Ernest “Doc” Paulin, o músico mais idoso de jazz tradicional de Nova Orleans, em Marrero, na Louisiana, com 100 anos
– Morre o antigo primeiro-ministro da ex-Rodésia Ian Smith, cujo governo declarou ilegalmente a independência do domínio britânico, com 88 anos
2008 – A Livraria Byblos, a maior do país, inaugurada há um ano em Lisboa, apresenta um processo de insolvência e aguarda nomeação de gestor social. A Livraria Byblos disponibilizava 150.000 títulos numa área de 3.300 metros quadrados, dispondo de um sofisticado sistema de identificação por radiofrequência, único no mundo
– Os 27 membros da união Europeia chegam a acordo, após 14 horas de negociações, sobre a revisão intercalar da Política Agrícola Comum (PAC), prevendo um aumento progressivo das quotas leiteiras e uma diminuição dos apoios directos à produção
– O Ministério Público confirma que Oliveira e Costa é arguido e vai ser apresentado ao juiz de instrução do tribunal central de instrução criminal
– Activistas da Greenpeace bloqueiam a entrada da central nuclear de Garoña (Espanha) exigindo o fecho imediato desta central e o fim do programa de energia nuclear espanhol
– Um juiz do Tribunal do Estado de Texas notifica formalmente o actual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, e o antigo procurador-geral Alberto Gonzales por crimes relacionados com o abuso de prisioneiros
– Os atletas Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim2008, são distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal
===============.
Este é o tricentésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 41 dias para o termo de 2009.
Pensamento do dia: “Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?… Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.
Lusa/Fim.