Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 23 de maio
1179 – O Papa Alexandre III reconhece a soberania de D. Afonso Henriques, com a bula “Manifestis Probatus”.
1905 – Fundação do Museu Nacional dos Coches.
1911 – É criado o Instituto Superior Técnico. Estabelecem-se diferentes regimes para a engenharia civil e a militar.
1934 – Morrem os norte-americanos Bonnie Parker e Clyde Barrow, numa emboscada da polícia em Bienville Parrish, Louisiana.
1935 – Criação do Instituto Nacional de Estatística.
1939 – O Parlamento britânico aprova o plano para a independência da Palestina, em 1949, que será recusado por judeus e árabes.
1945 – Suicida-se Heinrich Himmler, chefe das SS, tropas assassinas de Adolf Hitler.
1947 – Portugal conquista o primeiro título de Campeão Mundial de hóquei em patins, no recém-inaugurado Pavilhão dos Desportos, em Lisboa.
1949 – Constituição da República Federal Alemã.
1980 – O PS aprova a constituição da Frente Republicana e Socialista, aliança com a UEDS, de Lopes Cardoso, e a ASDI, de Sousa Franco.
1981 – É criada a secção portuguesa da Amnistia Internacional.
1985 – A Medalha da Liberdade dos EUA é concedida a Frank Sinatra, ao ator James Stewart, ao cientista francês Jacques Cousteau, ao pianista de jazz Count Basie e ao piloto de ensaios Charles Yeagger.
1986 – Os ministros da Defesa da NATO dão luz verde à produção norte-americana de novas armas químicas.
1991 – O escritor português Vergílio Ferreira conquista, em Bruxelas, o prémio Europália 91.
1992 – O juiz italiano anti-máfia Giovanne Falcone é assassinado em Palermo, Sicília.
1998 – Os irlandeses aprovam, em referendo, o acordo de paz para a Irlanda do Norte.
1999 – Manoel de Oliveira é distinguido com o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes.
2001 – Morre o antigo treinador português Joaquim Meirim, 65 anos, figura carismática do futebol na década de 1960.
2003 – A divulgação na imprensa de escutas telefónicas, feitas no âmbito das investigações do processo Casa Pia, levanta o debate público sobre segredo de justiça e sistema judiciário.
– A escritora Teolinda Gersão vence o Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores, com “Historias de Ver e Andar”.
2004 – Desabamento do teto de um terminal do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Morrem cinco pessoas.
2005 – O Banco de Portugal situa em 6,8 por cento do PIB o défice orçamental português.
– O Grande Prémio de Romance e Novela da APE é atribuído a Vasco Graça Moura, pela obra “Por detrás da Magnólia”.
2006 – Confrontos entre as forças armadas timorenses e ex-militares contestatários fazem três mortos e nove feridos em Becora, nos arredores de Díli.
– É inaugurada a Torre 7, o primeiro edifício reconstruído na “zona zero” de Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001.
2007 – A Guiné-Bissau e a União Europeia assinam um novo acordo de pescas.
– Os dois principais acusados pelo assassínio do primeiro ministro sérvio Zoran Djindjic, em 2003, são condenados em Belgrado a 40 anos de prisão.
– O realizador João Botelho recebe o Prémio Aurélio da Paz dos Reis, atribuído no âmbito da IV Mostra Internacional de Escolas de Cinema, na Escola Superior Artística do Porto.
– Morre Kei Kumai, 76 anos, realizador japonês, distinguido com o Leão de Prata do Festival de Cinema de Veneza de 1989 pelo filme “Morte de um Mestre de Chá”.
2008 – Mais de trinta ativistas da organização ecologista Greenpeace assaltam de forma pacífica as instalações da empresa de armamento espanhola Expal, em Madrid, reclamando a proibição da produção, utilização e comercialização de bombas de desfragmentação
– Cerca de 3.000 pessoas, entre indígenas e ativistas de movimentos ambientalistas e sociais, participam, em Altamira, Oeste do Pará, num ato público contra a construção no rio Xingu da hidroelétrica de Belo Monte
– Morre em Manaus, Brasil, o senador Jefferson Peres, referência ética do Senado brasileiro e autor do relatório que levou à demissão do presidente daquele órgão Renan Calheiros, pela alegada ligação a casos de corrupção
============.
Este é o centésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 222 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “Uma criança educada apenas na escola é uma criança sem educação”. Jorge Sanataya (1863-1952), poeta e filósofo espanhol.
Lusa/Tudoben