Efemérides Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 23 de Novembro, Dia da Floresta Autóctone:

Views: 987

solPrincipais acontecimentos registados no dia 23 de Novembro, Dia da Floresta Autóctone:

1221 – Nasce, em Toledo, o futuro rei de Castela Afonso X, o Sábio,organizador da maior compilação poético-musical em galaico-português, “As Cantigas de Santa Maria”.

1608 – Nasce D. Francisco Manuel de Melo escritor, historiador, militar, autor das “Obras Métricas”.

1889 – A primeira jukebox entra em funcionamento, no “saloon” Palias Royale de São Francisco, EUA.

1914 – O Congresso da República Portuguesa aprova a participação na Grande Guerra 1914-18, ao lado do Reino Unido.

1918 – Regressam a Lisboa as primeiras tropas do Corpo Expedicionário Português, na Grande Guerra de 1914-18.

1936 – Sai o primeiro número da Life Magazine, criada por Henry R.Luce.

1962 – O Comité Especial da ONU para os territórios sob administração portuguesa ouve o depoimento do líder da Frelimo, Eduardo Mondlane.

1964 – O Vaticano publica a abolição do latim como língua dos ofícios católicos.

1965 – O Conselho de Segurança da ONU reconhece o direito dos povos dos territórios sob administração portuguesa à autodeterminação e independência e declara a política colonialista portuguesa uma “séria perturbação” da paz e segurança internacionais.

1971 – A China torna-se membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

1976 – Morre André Malraux, escritor e político francês, herói da Resistência à ocupação nazi, durante a II Guerra Mundial, ministro da Cultura em 1960.

1980 – Um terramoto atinge várias regiões de Itália, causando a morte a mais de 4800 pessoas.

1989 – O presidente da República Portuguesa Mário Soares é agraciado com a medalha da Ordem Nacional das Colinas do Boé, a mais alta condecoração guineense.

1990 – Morre o musicólogo Michel Giacometti, 61 anos, que concretizou o mais exaustivo levantamento da música tradicional portuguesa, com o compositor Fernando Lopes-Graça.

1991 – O Senado norte-americano aprova, por unanimidade, a resolução de condenação da Indonésia, pelo massacre de Santa Cruz, em Timor-Leste.

1995 – Morre o cineasta francês Louis Malle, 63 anos, realizador de “O Sopro no Coração” e “Trinta Anos Esta Noite”.

1996 – O Presidente russo Boris Ieltsin ordena a retirada completa das tropas russas da Tchetchénia.

1999 – A Organização Mundial de Saúde revela que mais 5,6 milhões de pessoas, em todo o mundo, estão infectadas pelo vírus da Sida.

2000 – É detectado nos Açores o primeiro caso de BSE, numa vaca importada da Alemanha.

2001 – É inaugurada em Lisboa a maior loja da cadeia espanhola El Corte Inglês, empregando 2500 pessoas.

2002 – Rebenta o chamado “escândalo Casa Pia”, sobre o abuso sexual de menores à guarda da instituição.

– Morre, em Roma, Roberto Echaurren Matta, pintor e escultor surrealista chileno.

2003 – Demite-se Eduard Szhervanadze, presidente da Geórgia, sendo substituído pela presidente do Parlamento, Nino Burdjanadze.

2004 – O líder da oposição na Ucrânia, Viktor Iuchenko, convoca manifestações para o centro de Kiev, pela fraude no apuramento do resultado das eleições presidenciais.

2005 – Morre Isabel de Castro, 74 anos, actriz, 58 de carreira, “estrela” do cinema espanhol (1950-60), nome para a emergência do Cinema Novo português.

– O Conselho da Europa anuncia abertura de inquérito sobre a possibilidade de suspeitos de actividades de terrorismo terem sido transportados e detidos pela CIA, em países membros.

– O antigo ditador chileno Augusto Pinochet é acusado de fraude fiscal e colocado em prisão domiciliária, no âmbito do inquérito sobre contas bancárias secretas.

2006 -Morre Phillippe Noiret, 76 anos, actor francês, o poeta e diplomata de “O Carteiro de Pablo Neruda”, operador de “Cinema Paraíso”, co-protagonista de “A Grande Paródia” ou “Zazie no Metro”

– Morre Alexander Litvinenko, 43 anos, antigo agente secreto russo

– Morre Anita O´Day, 87 anos, cantora de jazz norte-americana.

– O governo aprova o novo Estatuto da Carreira Docente.

– A reforma da Segurança Social é aprovada na generalidade na Assembleia da República, com os votos da maioria socialista.

– É lançado o Portal Ambiente e Saúde www.ambientesaude.org.

– Centenas de militares na reserva, na reforma e no activo, participam na Baixa de Lisboa no “passeio do descontentamento” promovido por militares dos três ramos das forças armadas para protestar contra os cortes orçamentais na Defesa.

– O Prémio Crioestimanal em Investigação Biomédica é atribuído ao investigador do Porto Hélder Maiato pelo seu contributo no combate ao cancro.

– O compositor húngaro Gyorgi Kurtag, a diva australiana Joan Sutherland, o baterista de jazz norte-americano Paul Motian e o rapper Abd al Malek são alguns dos galardoados com os prémios da Academia Charles Cros da música, anunciados em Paris.

– Estudo sobre a Síndrome de Williams, elaborado por uma equipa do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem da Universidade de Coimbra, vence o Prémio Pfizer 2006 de Investigação Clínica.

2007 – Mais de 150 passageiros, incluindo 54 membros da tripulação, são resgatados sãos e salvos de um navio cruzeiro, o Explorer, que naufragou nas águas do Antárctico depois de ter chocado com um icebergue

2008 – O Presidente da República, Cavaco Silva, publica no site da Presidência da República uma nota oficial demarcando-se de qualquer ligação ou envolvimento em negócios, prestação de serviço ou mesmo empréstimos relacionados com o Banco Português de Negócios, envolvido em alegados escândalos financeiros que levaram já à detenção do seu antigo responsável, Oliveira e Costa

– O jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva, duas das grandes figuras dos Jogos Olímpicos Pequim2008, são eleitos atletas do ano pela Federação Internacional de Atletismo

– Morre Rogério Mendes de Moura, fundador da editora Livros Horizonte, em Lisboa, aos 83 anos. Rogério Mendes de Moura fundou a editora Livros Horizonte em 1953 em Lisboa e foi homenageado em 2006 com o Prémio Carreira pela União dos Editores Portugueses

– Morre o director de orquestra britânico Richard Hickox, 60 anos, vítima de um ataque cardíaco, em Cardiff (País de Gales). Hickox estava a preparar uma nova produção de “Riders to the Sea”, de Ralph Vaughan Williams

==============.

Este é o tricentésimo vigésimo sétimo dia do ano. Faltam 38 dias para o termo de 2009.

Pensamento do dia: “A punição corresponde à culpa:ser privado de todo o prazer de viver, ser elevado ao mais alto grau de tédio da vida”. Soren Kierkgaard (1813-1855), filósofo dinamarquês.

Lusa/Fim.

Comments: 0