Elvas: Ação #EUandME (a UE e EU) – visionamento de curtas-metragens e debate

Views: 526

O Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo do Politécnico de Portalegre irá iniciar hoje, 15 de janeiro, uma série de sessões de visionamento & debate de curtas-metragens em torno da UE na Escola Secundária D. Sancho II em Elvas.

As sessões, que decorrem em janeiro, março e maio, dão continuidade ao trabalho já realizado em torno desta temática em 2019 com os alunos da disciplina de Cidadania desta escola.

Muitos cidadãos desconhecem o contributo da UE para a sua vida quotidiana. Por isso, a Comissão Europeia lançou a iniciativa #EUandME (tradução: a UE e EU) com o objetivo de tornar a UE mais acessível às pessoas, ajudando-as a descobrir todos os valores e concretizações da UE que tornam a vida quotidiana mais segura, mais fácil e mais próspera, através de cinco temas estruturantes: a mobilidade, o digital, as competências e os negócios, a sustentabilidade e os direitos.

Para dar a conhecer alguns exemplos do apoio da UE a Comissão Europeia apoiou a criação de várias curtas-metragens realizadas por cineastas europeus conceituados. Cada filme pretende apresentar um dos temas da iniciativa, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE. 

O visionamento de algumas destas curtas-metragens, seguido de debate, terão lugar hoje, 15 de janeiro, repetindo-se em março e maio.

Página web do evento