Elvas: Barracas demolidas após explosão e famílias realojadas em bairro social

Views: 2071

barracas ciganosElvas, Portalegre – O município de Elvas demoliu ontem as barracas ocupadas por quatro famílias na zona industrial da cidade, nas quais ocorreu uma explosão, no fim de semana, que feriu cinco bombeiros, sendo as pessoas realojadas num bairro social.

“Nas últimas semanas registaram-se naquele local vários problemas e, como aquela também era uma ocupação ilegal, optámos por demolir as barracas”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Rondão Almeida.

Por outro lado, a autarquia elvense chegou a acordo com o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), entidade proprietária de habitações, e cedeu às quatro famílias abrangidas duas casas que se encontravam desabitadas no Bairro de São Pedro.

“Nesta primeira fase são só duas casas”, esclareceu o autarca, advertindo que, “a partir de agora, qualquer barraca que apareça no concelho de Elvas será demolida no prazo de 48 horas”.

A comunidade que residia no acampamento clandestino tinha recebido recentemente ordem de despejo do Tribunal de Elvas.

Hilário Gomes, um dos membros das famílias  realojadas no Bairro de São Pedro, manifestou o seu agrado pela solução encontrada.

“Estamos contentes, mas esta é uma situação provisória. A Câmara vai ter de arranjar mais duas casas, porque agora estamos duas famílias em cada uma das casas”, disse.

As barracas foram ontem demolidas na sequência de uma explosão que feriu cinco bombeiros da corporação local, que tinham sido chamados para um incêndio naquele acampamento na noite de sábado.

A explosão aconteceu pouco depois dos bombeiros chegarem ao local.

A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio e da explosão.

AYRM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0