Elvas: Comunicado B.E. sobre projectos para a “alta velocidade e Plataforma Logistica”

Views: 840

Nota de Imprensa:

Face aos ultimos acontecimentos o Nucleo de Elvas e a CCDPortalegre do BE manifesta assim a sua posição em relação a uma matéria que consideramos vital para o desenvolvimento do concelho de Elvas e todo o Alentejo.

COMUNICADO

o Núcleo de Elvas e a CCDPortalegre do Bloco de Esquerda consideram:

– As recentes declarações da lidér do PSD, em relação aos projectos para a “alta velocidade e Plataforma Logistica”, graves e reveladoras de falta de sentido de estado e extremamente danosas, quando coloca em causa compromissos assumidos entre Portugal, Espanha e UE.

– Suspender estes projectos significa um revés para as relações de cooperação transfronteiriça, as repercursões e consequências para a economia local, poderá afectar o próprio emprego em sectores como o turismo e comércio de Elvas e Badajoz.

– As declarações de MFL foram inusitadas e impróprias de uma candidata a primeiro ministro e em nada contribuem para um melhor relacionamento, entendimento, cooperação, articulação e mais aproximação de politicas de interesse comum ás duas regiões.

– O Alentejo e a Extremadura têm em comum um factor já por si só extremamente preocupante “a interioridade”, agravar mais esse factor significa; mais isolamento,mais atraso, mais desemprego, mais desigualdade e também mais assimetrias.

– Estas intenções revelam acima de tudo “hipocrisia economicista, arrogância eleitoralista” de uma direita cada vez mais conservadora e sectarista, a politica que preconiza é insustentável para um estado que se quer mais social, mais justo e solidário.

– O fantasma anti-castelhano, a indole nacionalista dos argumentos de MFL, são próprias de politicas de extrema direita e em nada abonam um partido com resposabilidades acrescidas num Portugal moderno e democrático. Por isso mesmo o BE reprova e condena este tipo de atitudes altruistas, irresponsáveis e lesivas para os interesses da nossa região.

– Estes projectos são vitáis e de interesse inconturnável para o desenvolvimento e criação de emprego para o concelho de Elvas, este investimento vai permitir a fixação de multiplicidade de empresas subjacentes ao sector de transportes de mercadorias, distribuição, montagem e serviços.

O Deputado Municipal do Bloco de Esquerda
Luís Pedras