Elvas e Badajoz assinalam Dia da Cooperação Europeia
O Dia da Cooperação Europeia foi comemorado por Elvas e Badajoz, através de uma jornada de portas abertas do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), que decorreu em Badajoz, no Forte de San Cristóbal, a 21 de setembro.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, e o delegado do Governo na Estremadura espanhola, Germán Iglésias, foram as principais entidades oficiais presentes.
O ato oficial incluiu a entrega do Prémio Eurocidade Badajoz-Elvas à Cooperação Transfronteiriça e entrega do Titulo de Embaixadores da Eurocidade Badajoz-Elvas a casais mistos de ambas as cidades; assim, foi feita a distinção a dois casais mistos, em que os cônjuges de cada um tinham nacionalidades portuguesa e espanhola, como forma de ilustrar o intercâmbio familiar que se regista na Eurocidade Badajoz-Elvas. Igualmente uma criança de Badajoz e uma rapariga de Elvas deixaram depoimentos em que foi salientado o espírito de cooperação entre estes dois municípios.
Nuno Mocinha e Francisco Fragoso, em escassos minutos, referiram a importância da concretização da Eurocidade, para as populações duas cidades. No fundo, trata-se de intensificar os fortes laços que já se registam, há muitas décadas, entre Elvas e Badajoz, com vantagens económicas, turísticas, desportivas e culturais para os dois lados da fronteira. O ato foi encerrado com a interpretação do Hino da União Europeia.
Este dia é comemorado por toda a União Europeia, com incidência nas zonas de fronteira entre dois ou mais países. Esta atividade conjunta de comunicação dos 93 programas de Cooperação Territorial Europeia (CTE) surgiu em maio de 2011, para mostrar os resultados de 30 mil projetos desenvolvidos durante 20 anos, desde o início do INTERREG.
A celebração deste Dia da Cooperação Europeia põe em destaque os programas de CTE, como instrumento da União Europeia que aproxima cidadãos através das fronteiras internas, para solucionar problemas comuns. Ao reunir os conhecimentos e os recursos, a CTE ajuda a reforçar transportes, cuidados de saúde, proteção do ambiente, educação, economias locais, etc..
Este evento foi organizado pelo POCTEP, pela Câmara Municipal de Elvas, pelo Ayuntamiento de Badajoz e pelo Governo de Estremadura espanhola, com os apoios da União Europeia e do FEDER. Está previsto que, no próximo ano, este Dia da Cooperação Europeia, entre Elvas e Badajoz, possa ser assinalado na nossa cidade.