Elvas: Estratégia Local de Habitação estão concluídos os primeiros três fogos
No âmbito da Estratégia Local de Habitação estão concluídos os primeiros três fogos, na rua de São Lourenço, na Varandinha João Domingues e na rua do Espírito Santo, e integradas no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Num investimento de cerca de dois milhões de euros, entre aquisição, projetos e empreitadas, a primeira fase de recuperação de fogos está concluída, num investimento de 350 mil euros e respeitante aos imóveis agora concluídos.
A segunda fase de recuperação, respeitante a mais três imóveis, na Rua dos Oleiros, Rua dos Lagares e Rua de São Francisco, num valor de 700 mil euros, encontra-se a decorrer as obras.
Consignada a empreitada a 2 de novembro último, está a terceira fase, que contempla um imóvel na Rua da Feira, num investimento de 500 mil euros.
Para além destes, ainda no desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação, a incidir nas freguesias rurais do concelho, vão iniciar-se em breve as obras de reabilitação de casas nas freguesias, primeira fase, de dois imóveis em Santa Eulália, na Avenida Augusto Andrade e Rua Mário Monteiro, assim como em São Vicente e Ventosa, no Beco de Santo António, num investimento de cerca de 350 mil euros.
A bom ritmo prossegue a obra de construção de 60 fogos, num investimento de sete milhões de euros, que contempla a construção de 2 blocos habitacionais, num total de 24 fogos T2 e 36 T3, que irão ser disponibilizados ao mercado de habitação em regime arrendamento acessível.
Um investimento que demonstra a importância da recuperação de imóveis deste executivo, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico da cidade Património Mundial e das freguesias rurais do concelho.
Recorde-se que a Estratégia Local de Habitação de Elvas, prevê, até 2026, um investimento de 62 milhões de euros, na recuperação, reabilitação e construção de imóveis, em duas vertentes, o programa Arrendamento Acessível e o 1º Direito.