Elvas: Freedom Festival celebra 10 anos de espírito livre
Cultura psytrance volta a animar o Alentejo em Agosto
Já começou a contagem decrescente para um dos grandes acontecimentos de música electrónica em Portugal. Entre os dias 11 e 16 de agosto, o Freedom Festival regressa à Herdade do Monte da Chaminé, em Elvas, com momentos de música, cultura e comunhão. Este ano, o festival bienal celebra uma década de vida, com um saldo de milhares de visitantes e centenas de eventos artísticos. A décima edição será inspirada no tema Luz e Vida.
Todos os anos ímpares, o Freedom Festival, um evento artístico e cultural dedicado à música psytrance, ocupa o seu lugar na paisagem alentejana, junto à albufeira de uma quinta agrícola, situada a três quilómetros de Vila Fernando e a cinco de Elvas. O tema “Luz e Vida” irá influenciar a atmosfera da edição de 2015, com o intuito de despertar consciências para a vital importância da luz nas nossas vidas e o seu potencial revolucionário em diversas áreas – natureza, ciência, tecnologia e cultura.
Este ano, o festival celebra 10 anos de vida, onde cabe um sem número de experiências, marcadas por um crescendo sentido de responsabilidade e de amizades sem fronteiras.
O Freedom Festival é um encontro multicultural e artístico, que reúne a electrónica e o despertar de consciência num conceito onde a música serve de epicentro a um conjunto de experiências que se multiplicam por diversos espaços. O Dance Floor é o anfitrião de bandas ao vivo e djs de renome ao nível nacional e internacional, uma área que atrai milhares de visitantes, oriundos dos quatro cantos do mundo, das mais diversas profissões, idades e filosofias de vida. O Experience Lodge funciona como um tubo de ensaio cultural, onde acontecem palestras, concertos ao vivo e sessões de cinema, e que, este ano, terá como temática o Shamanismo: Plantas medicinais e o seu poder. O Chill Dome surge como um oásis de contemplação e relaxamento, ao som do género musical Chill Out, onde se podem assistir a workshops e concertos acústicos. As terapias alternativas e a meditação ficam a cargo da Healing Area.
A forte consciência ambiental da organização do festival está presente em diversas iniciativas, como a reciclagem de materiais de produção, workshops e palestras que sensibilizam para práticas como a permacultura e a ecologia, o aluguer de bicicletas, que promove um estilo de vida saudável sem “rasto” ecológico, assim como a utilização de produtos provenientes das lojas e culturas locais, que além de serem eco-friendly ajudam a dinamizar a economia local. Estas são algumas medidas que, além da sua missão ecológica, sublinham o carácter independente do evento, organizado pela produtora Crystal Matrix, que não recorre a apoios ou patrocínios comerciais para erguer o festival, mas antes a uma sinergia criativa e solidária entre amigos, activistas, voluntários e comunidades locais.
Como já é tradição, o Freedom Festival acontece em agosto, na Herdade do Monte da Chaminé, localizada no distrito de Portalegre. A acessibilidade ao festival pode ser feita através da rede nacional e internacional de transportes públicos ou pelo serviço de transportes planificado pela organização. Os preços dos bilhetes variam e podem ser adquiridos via on-line ou nos pontos de venda presentes de norte a sul do país.