Elvas: I Torneio Internacional de Sub-16 “Elvas Património Gastronómico” CAB Grândola vence a primeira edição
A Secção de Basquetebol d’”O Elvas” CAD encerrou oficialmente a época com a realização do I Torneio Internacional de Sub-16 “Elvas Património Gastronómico”, conquistado pelo CAB Grândola.
As quatro equipas participantes tiveram uma prestação que engrandece o Torneio, assistindo-se a quatro jogos muito competitivos e de grande valia técnica.
Abriram o torneio a equipa da casa e o CAB Grândola, com os “Javalis” a serem superiores a’”O Elvas”, especialmente na intensidade e na capacidade física. Os azuis e ouro “ofereceram” a primeira parte, onde os de Grândola conseguiram uma margem a rondar os 20 pontos que acabou por ser decisiva. Na segunda parte o equilíbrio foi a nota dominante, não conseguindo “O Elvas” reduzir significativamente a desvantagem, nem o CAB Grândola ampliá-la. Os “Javalis” garantiram a presença na final pela forte primeira parte realizada, vencendo por 57-77.
Na segunda meia final, o Atlético de Reguengos (ASC/BVRM), campeão regional da categoria, defrontou a equipa do GBP Badajoz. Venceram os espanhóis num jogo muito equilibrado, mas a maior intensidade dos pacenses na parte final do jogo acabou por ser decisiva. Jogo muito interessante de seguir que terminou com a vitória do GBP Badajoz por 73- 61.
Depois de um almoço oferecido às quatro comitivas pela organização do Torneio e de uma visita ao Forte de Santa Luzia que encantou os visitantes, disputou-se o jogo para os terceiro e quarto lugares. Mais um duelo entre “O Elvas” e o ASC/BVRM e que mais uma vez foi favorável aos de Reguengos de Monsaraz. Na primeira parte o Atlético foi superior, conseguiu chegar a uma diferença de 16 pontos e parecia que seria definitiva. “O Elvas” teve uma recuperação muito boa, fruto de uma defesa zona 2-3 que “engasgou” o ataque do Atlético. Aos poucos os elvenses foram recuperando a desvantagem, acreditando que a vitória ainda seria possível. E tanto porque a diferença chegou a apenas um ponto e com posse de bola para “O Elvas”, mas os de Reguengos reagiram bem e uma falta e cesto já no último minuto sentenciou a partida, terminando com o resultado de 64-71. Valeu a reação dos jogadores de Tiago Oliveira, que apesar de terminarem o Torneio na última posição, mostraram que há potencial para fazer melhor.
Na grande final estiveram frente a frente as equipas que mostraram mais intensidade nos jogos das meias finais, e o poderio físico com já um jogo disputado seria decisivo para chegar à vitória. De forma surpreendente, ou não, o CAB Grândola venceu o Torneio, num jogo muito disputado, que levou a incerteza até ao fim. Qualquer das equipas seria uma justa vencedora do Torneio, mas o CAB Grândola acabou por conquistar uma ligeira vantagem na parte final, vencendo por 76-71.