Elvas: Mega prato de bacalhau dourado não entrou para o recorde do Guiness
O bacalhau dourado confecionado em Elvas, este sábado, no coliseu da cidade, não entrou para o recorde do Guiness, disse à agência Lusa, Carlos Beirão da organização.
“Não conseguimos alcançar os objetivos a que nos propusemos. Alcançamos a presença de cerca de duas mil pessoas a degustarem o bacalhau, no entanto, era necessário que as pessoas permanecessem no local e comessem em simultâneo e isso não foi possível”, lamentou o professor da secundária elvense.
Para alcançar o recorde do Guiness, a organização tinha de servir mais de 2502 pratos de bacalhau dourado, num total de 200 gramas por pessoa.
O recorde mundial é atualmente detido pelos Estados Unidos da América na categoria de maior número de pessoas a degustarem, em simultâneo, um prato de peixe (2502).
“No total contabilizamos a entrada no coliseu de mais de 2.500 pessoas, no entanto, e também devido às condições meteorológicas, as pessoas comiam e iam embora. Para alcançar o recorde tinham de permanecer no local”, explicou Carlos Beirão.
A iniciativa, com entrada gratuita, esteve a cargo dos alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Sancho II, da Associação Juvenil Arkus e Universidade Sénior de Elvas.
Seis mil ovos, 350 quilos de batata palha e outros tantos de bacalhau e 20 litros de azeite serviram de base para confecionar, em Elvas, aquele que pretendia ser o maior bacalhau dourado do mundo.
Contudo, a organização não desiste de escrever o seu nome na história do recorde do Guiness.
“Para o ano vamos tentar novamente e teremos em conta o fator meteorológico”, advertiu Carlos Beirão.
O bacalhau dourado foi confecionado num tabuleiro com 20 metros de comprimento e dois metros de largura por um total de 200 voluntários.
AYRM.
*** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben