Elvas: O projeto “Dois Polos de Cultura e Inovação na Escola Básica de Vila Boim”, que venceu o Orçamento Participativo de 2021, já foi implementado.
O projeto “Dois Polos de Cultura e Inovação na Escola Básica de Vila Boim”, que venceu o Orçamento Participativo de 2021, já foi implementado.
A proposta passava por instalar um pólo da biblioteca escolar da Escola Básica de Vila Boim, do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas, na sala de convívio, com um espaço para pré-escolar e 1.º ciclo, e fundo documental (livros, DVDs, jogos, assim como estantes, sofás e videoprojector, além de na biblioteca escolar integrar computadores portáteis, para todos os níveis de ensino.
Este espaço, por ser alvo de processo de requalificação, tinha transferido provisoriamente os seus serviços para o espaço da sala de convívio, tendo-se verificado um afluxo exponencial de alunos do 1.º ciclo a este espaço, aos serviços da biblioteca escolar em geral e na pesquisa e requisição de fundo documental em particular.
O objetivo passa por promover a dinamização de atividades e projetos de índole educativa/curricular e cultural e, simultaneamente, a adaptação do espaço original da biblioteca escolar visando a sua transformação no Espaço ELAS – Espaço para Ler, Aprender e Saber, dotado de tecnologia, conforto e versatilidade, à medida da sociedade da informação e do conhecimento do século XXI.
O projeto foi desenvolvido pela professora Teresa Guerreiro.