Elvas: O Último dos contrabandistas
Esta vídeo – reportagem preparada pelo Portal Tudobem, conta na primeira pessoa, as recordações de um contrabandista Elvense, que durante muitos anos recorreu ao contrabando para sobreviver.
José Raia, mais conhecido na região pela alcunha “Zé da Pantomimeira” que há muito ultrapassou os 80 anos, recebeu-nos de uma forma simpática e relatou alguns dos momentos que mais marcaram a sua vida enquanto foi contrabandista.
O sofrimento de um povo, que durante muitos anos recorreu ao contrabando, para poder alimentar os filhos, deixou bem presente que contrabandista na época, significava ser corajoso, determinado e persistente.
Os abusos, provocados por algumas forças de segurança fronteiriças, na altura, contra estes alentejanos da raya, faziam da actividade de contrabandista uma profissão de alto risco, não só pelos danos físicos sofridos, mas também pela parte económica, pois muitas das vezes era-lhes retirada a mercadoria.
Os acontecimentos relatados nesta reportagem, desenrolam-se na zona do Caia, (Fronteira) Elvas /Badajoz, entre os anos 30 e 80.