Elvas recebe 1º Art Jazz Festival

Views: 1391
cartaz

Elvas acolhe, a partir desta quarta-feira dia 20 e até sábado dia 23, o 1º ArtJazz Festival de Elvas, com os concertos a terem lugar no Cine-Teatro Municipal, a partir das 22 horas, com entradas livres. O programa desta primeira edição tem como artistas convidados André Sarbib (quinteto), o elvense Jorge Goes, Nanã Sousa Dias (quarteto) e Maria Viana (quinteto).

André Sarbib é actualmente o pianista do grande músico e compositor brasileiro Ivan Lins. Tem tido variadas actuações no estrangeiro como: “Festival de Jazz em Nocera Itália), Festival de Jazz de Bari (Itália) Festival de Jazz em “Hardstad” (Noruega) Festival de Jazz ”Turino” (Itália), Festival “Warszawski” Skrzyzowanie, Kultur (Varsóvia), “IberoJazz” Curuña (Espanha),”BlueNote” Milano (Itália), Midnight Sun Festival “Lartsy” (Finlândia), Jazz Club ”Mistura Fina” Rio de Janeiro (Brasil), entre outros.

Jorge Goes apresenta neste festival o seu segundo trabalho discográfico intitulado «Tempo ao Tempo». Não é um disco, mas sim um projecto especial, pois o artista foi ao encontro dos melhores músicos da cena jazzística em Portugal para gravar os seus temas originais.

É sem dúvida um disco novo na cena musical portuguesa, produzido por dois mestres, André Sarbib e Cláudio Cesar Ribeiro, os quais acompanham na tournée europeia o músico brasileiro Ivan Lins.

Actualmente faz parte do grupo de Paulo Gonzo, colabora frequentemente com Rui Veloso em gravações e espectáculos, lidera o projecto Século do Jazz, um espectáculo pedagógico que integra vários professores da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e faz parte dos grupos “Transa Atlântica” e Quinteto de Jazz de Lisboa, além dos seus próprios grupos, Nanã Sousa Dias Sexteto e Nanã Sousa Dias Quarteto.

Maria Viana volta aos palcos com um Novo Quinteto depois de dois anos de ausência em que esteve inteiramente dedicada á Associação Jam Session (da qual é Presidente) e ao Cascais Jazz Club. O programa é dedicado ao Grande Cancioneiro Afro- Americano: Temas de Gershwin, Cole Porter , Telonious Monk ,Duke Ellington, Charlie Parker, António Carlos Jobim com arranjos de Victor Zamora , do Colectivo e da própria Maria Viana, ganham uma nova vida… que mostra bem a sua intemporalidade.

Este Festival está integrado nas comemorações dos 500 anos da Elevação de Elvas a Cidade e comemorações da classificação de Elvas como Património Mundial.